O iFood anunciou a demissão de 355 funcionários nesta quarta-feira (01). O número equivale a 6,3% de sua equipe no Brasil. A empresa justificou a dispensa de parte da força de trabalho pela exigência de uma mudança de rota pelas empresas a partir do situação econômica mundial.
“O iFood tomou hoje (01/03) a difícil decisão de descontinuar algumas posições internas, impactando em postos de trabalho de colaboradores que ajudaram a escrever a nossa história. O atual cenário econômico mundial tem exigido das empresas ações imediatas na busca por novas rotas para enfrentar essas adversidades. Não foi diferente com o iFood. Lamentamos cada perda e estamos comprometidos em garantir que esse momento difícil seja conduzido com o máximo de cuidado e respeito a essas pessoas”, dizia a nota oficial publicada pela companhia.
A decisão do Ifood pela demissão de funcionários surge em um momento em que baixas de funcionários estão acontecendo em empresas de tecnologia de grande porte. Google, Amazon, Meta, Twitter, Spotify e Microsoft anunciaram juntas entre o fim do ano passado e o início de 2023 mais de 50 mil demissões, entre elas de profissionais brasileiros.
Especialistas apontam que a escalada repentina do uso de plataformas dessas empresas durante a pandemia impulsionou o mercado de tecnologia, mas a demanda diminuiu depois do controle do surto de infecções por coronavírus. Agora, as companhias tentam compensar a perda de produtividade com a diminuição das equipes.