O tufão Haikui atingiu Taiwan neste domingo (3), onde as autoridades retiraram milhares de pessoas e emitiram alertas sobre ventos muito violentos, riscos de inundações e de ondas gigantescas.
Haikui, o primeiro tufão a passar diretamente sobre Taiwan em quatro anos, é acompanhado por ventos de 154 km/h com rajadas que podem chegar a 190 km/h.
O tufão atingiu a costa do país por volta das 15h40 (2h40 horário de Brasília) em Taitung, uma região montanhosa no leste da ilha. “É um pouco mais cedo do que o esperado porque [o tufão] está se movendo mais rápido”, explicou Yeh Chih-chun, meteorologista do Departamento Meteorológico Central de Taiwan.
Na região de Taitung, os moradores foram obrigados a se protegerem em ambientes fechados, no escuro e longe das janelas. Intensas rajadas de vento arrancaram árvores e tiraram caixas d’água de suas bases, de acordo com a imprensa local.
Em toda a ilha, mais de 21 mil casas ficaram sem eletricidade, e cerca de 9 mil continuavam sem energia quando Haikui chegou ao continente. Taiwan tem cerca de 36 mil km².
A última grande tempestade a atingir a ilha antes de Haikui foi o tufão Bailu, que deixou um morto em 2019. Neste domingo, as autoridades registraram duas pessoas com ferimentos leves no condado de Hualien (leste), onde uma árvore caiu sobre um carro.
A previsão é de que o tufão “represente uma ameaça considerável para a maioria das áreas de Taiwan, devido ao vento, chuvas e ondas”, segundo já havia alertado anteriormente o vice-diretor do Departamento Meteorológico, Fong Chin-tzu, em uma conferência de imprensa.
Satellite view of Typhoon #Haikui making landfall over Taiwan 🌀 pic.twitter.com/iPG0tZasjJ
— Zoom Earth (@zoom_earth) September 3, 2023