informações falsas

Quem é Alexandre Garcia, jornalista alvo de ação da AGU por desinformação?

A ação foi motivada por um comentário feito pelo comunicador a respeito das chuvas no Rio Grande do Sul

O jornalista Alexandre Garcia se tornou alvo de comentários após ser alvo de ação do AGU, Jorge Messias, por desinformação.
(Crédito: Divulgação/Jovem Pan)

O jornalista Alexandre Garcia ganhou destaque nas redes sociais após o Advogado-Geral da União (AGU) no governo Lula, Jorge Messias, acionar a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia contra ele – motivado por um comentário feito pelo comunicador a respeito das chuvas no Rio Grande do Sul, que resultou em ao menos 46 mortos.

Publicidade

De acordo com o jurista, Garcia teria disseminado informações falsas com a seguinte fala: “É preciso investigar, porque não foi só a chuva. A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente“.

Na noite de ontem (10), Jorge Messias informou determinou à Procuradoria Nacional a “imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação” promovida pelo jornalista. “É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas“, acrescentou.

Publicidade

Carreira

Alexandre Garcia nasceu em 11 de novembro de 1940, em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. Estudou Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e iniciou sua carreira escrevendo para o Jornal do Brasil na filial de Porto Alegre, na editoria de Economia.

Mais tarde, passou a trabalhar para a TV Manchete em Brasília quando, no final a década de 1980, foi convidado a integrar a filial local da TV Globo. Foi repórter ou comentarista em todos os telejornais de rede e chegou ser diretor de jornalismo da empresa em Brasília, de 1990 a 1995. Ele escreveu, ainda, o livro ‘Nos Bastidores da Notícia’, lançado em 1990 pela Editora Globo.

Em 1996, Garcia passou a apresentar também o programa ‘Espaço Aberto’ na GloboNews. Em 1997, fez uma série de reportagens para o ‘Jornal Nacional’ sobre a Justiça, discutindo os problemas que levam ao atraso dos processos e a burocracia do Poder Judiciário no país. Em 2012, seu programa no canal passou a se chamar ‘GloboNews Política’ e, depois, ‘GloboNews Alexandre Garcia’. O jornalista se desligou da Globo em dezembro de 2018.

Publicidade

Polêmicas

Garcia estreou na CNN Brasil em julho de 2020 e, a partir de então, gerou controvérsias por defender a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento do novo coronavírus, usando como exemplo a recuperação do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O comunicador acusou a imprensa de ter um discurso “mandado“, por não defender medicamentos que, segundo ele, possuem “eficiência comprovada” – conforme estudos clínicos, a hidroxicloroquina não possui eficácia comprovada contra a Covid-19, e alguns estudos inclusive associam seu uso ao aumento do índice de mortalidade pela doença.

O jornalista foi demitido pela emissora em setembro de 2021 por defender tratamentos sem comprovação científica para a Covid-19. Dois meses depois, foi contratado pela TV Jovem Pan News. Atualmente, também é comentarista da revista Oeste.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.