ENTENDA

FBI prende suspeito de planejar ataque terrorista no dia das eleições nos EUA

O homem, que ingressou no país em 2021 por meio de um visto especial para imigrantes, estava sob vigilância das autoridades

fbi-prende-suspeito
FBI – Crédito: Getty Images

O FBI deteve um afegão de 27 anos suspeito de planejar um ataque terrorista no dia das eleições nos Estados Unidos, marcadas para 5 de novembro. A prisão ocorreu na última segunda-feira, 7, em Oklahoma City. O suspeito, que ingressou no país em 2021 por meio de um visto especial para imigrantes, estava sob vigilância das autoridades.

Publicidade

De acordo com as investigações, o homem mantinha ligações com o grupo Estado Islâmico e teria armado um plano junto com um comparsa menor de idade. Nos últimos dias, ele comprou rifles AK-47 e adquiriu passagens para que sua família retornasse ao Afeganistão. A intenção era abrir fogo contra eleitores e, em seguida, os dois envolvidos tirarem suas próprias vidas.

As autoridades federais estavam monitorando o suspeito há algum tempo. Segundo Christopher Wray, diretor do FBI, o terrorismo continua sendo a principal prioridade da agência, que faz uso de todos os recursos possíveis para proteger os cidadãos americanos. Esse comprometimento levou à coleta de informações e provas que culminaram na prisão do suspeito antes de que ele pudesse executar seu plano.

Como o FBI monitorou as ações do suspeito?

O FBI lançou mão de diversas técnicas de investigação para monitorar o suspeito. Isso incluiu vigilância online e física, além de possíveis infiltrados que ajudaram a comprovar as intenções criminosas do afegão. Informações cruciais foram colhidas pela agência de inteligência, permitindo a identificação de suas conexões com o Estado Islâmico e os passos que estava tomando para realizar o ataque.

Após sua captura, o homem confessou o plano de atentado terrorista, e o Departamento de Justiça dos EUA já apresentou acusações de conspiração e tentativa de fornecer apoio ao grupo Estado Islâmico. As autoridades ressaltaram a importância de permanecerem vigilantes, visto que ameaças desse tipo ainda são uma realidade. Funcionários do FBI enalteceram a rápida resposta e cooperação com agências de inteligência internacionais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.