segurança foi reforçada

Veja os estragos na casa de Netanyahu após ataque do Hezbollah

Uma das janelas da casa de Benjamin Netanyahu, foi danificada após ser atingida por um drone lançado pelo Hezbollah.
Ataque do Hezbollah atingiu janela de casa de Netanyahu – Crédito: Reprodução/redes sociais

Uma das janelas da casa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi danificada após ser atingida por um drone lançado pelo Hezbollah. O ataque ocorreu neste sábado (19) e a informação foi divulgada pela agência de inteligência israelense, Shin Bet, nesta terça-feira (22). Segundo o relatório, o projétil atingiu diretamente a janela do quarto de Netanyahu.

Publicidade

De acordo com o Gabinete do primeiro-ministro, nem ele nem sua família estavam no local no momento do ataque. Apesar disso, o comunicado informou que, embora ninguém tenha ficado ferido na residência, uma pessoa morreu e outras dez ficaram feridas em razão dos cerca de 180 projéteis disparados pelo Hezbollah no mesmo dia. Em retaliação, Israel realizou ataques aéreos que resultaram em vítimas tanto na Faixa de Gaza quanto no Líbano.

Invasão de drones pelo Hezbollah

As Forças Armadas de Israel relataram que três drones invadiram o espaço aéreo israelense vindos do Líbano, sendo que dois foram abatidos antes de causar danos. O terceiro seguiu em direção a Cesareia, uma cidade a aproximadamente 70 quilômetros da fronteira com o Líbano. O serviço de segurança interna de Israel, o Shin Bet, iniciou uma investigação para apurar o incidente e avaliar as falhas na segurança.

Publicidade

Na tarde de sábado, Netanyahu se pronunciou, classificando o episódio como uma tentativa de homicídio. “A tentativa dos representantes do Irã, o Hezbollah, de assassinar a mim e minha esposa hoje foi um erro grave. Isso não vai impedir a mim ou ao Estado de Israel de continuar nossa guerra justa contra nossos inimigos para garantir nosso futuro“, afirmou o primeiro-ministro em uma postagem na rede social X.

Netanyahu também enviou um alerta ao Irã e seus aliados: “Eu digo ao Irã e seus representantes em seu eixo do mal: Qualquer um que tente prejudicar os cidadãos de Israel pagará um preço alto. Continuaremos a eliminar os terroristas e aqueles que os despacham“, declarou. Além disso, ele reforçou o compromisso de Israel em garantir a segurança de seus cidadãos, trazendo de volta os reféns de Gaza e protegendo os residentes da fronteira norte.

Após o ataque, as medidas de segurança para ministros e funcionários do governo israelense foram intensificadas. Mohamad Afif, secretário de relações com a imprensa do Hezbollah, comentou o incidente, afirmando: “Se não conseguimos alcançá-los desta vez, temos muitos dias pela frente“.

Publicidade

Leia também: Netanyahu acusa o Hezbollah de tentativa de assassinato

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.