7 de Setembro

200 anos da Independência: Veja manifestações de políticos e autoridades

As figuras públicas abordaram questões como respeito à democracia, paz e desafios do país para o futuro.

Bicentenário da Independência: Veja manifestações de políticos e autoridades
Apresentação durante desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro de 2022 (Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (7), foi assunto durante a semana e ganhou repercussão entre políticos e autoridades públicas do país. Por meio das redes sociais, diversos políticos comentaram a data. Confira:

Publicidade

Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso e do Senado Federal

“As comemorações deste 7 de setembro, que marca 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito.”

Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados

“Há 200 anos, começava a nascer o Brasil de hoje, com um futuro de desafios, decisões difíceis mas necessárias e grandes conquistas a alcançar. O 7 de Setembro de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos! O Brasil independente é sempre o que olha para frente.”

Publicidade

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral

“O bicentenário de nossa Independência merece ser comemorado com muito orgulho e honra por todos os brasileiros e brasileiras, pois há 200 anos demos início a construção de um Brasil livre e a histórica marcha pela concretização de nosso Estado Democrático de Direito.”

Michel Temer (MDB), ex-presidente da República

Publicidade

“Que estes 200 anos de independência semeiem um Setembro Branco no calendário nacional, fazendo do dia 7 data anual para comemorar a renovação de todos os nossos laços. Que as ruas se encham de brasileiros e brasileiras orgulhosos de pertencer a uma pátria próspera, harmônica e pacificada.”

Randolfe Rodrigues (Rede), senador da República

“Os fascistas não irão tomar a nossa bandeira! Hoje, nos 200 anos de independência do Brasil, é um dia para lembrarmos do nosso enfrentamento histórico contra o autoritarismo e todos que atentem contra a nação. Viva o Brasil! Viva a democracia! Viva a independência!”

Publicidade

Tasso Jereissati (PSDB), senador da República

“Hoje, 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil. Que possamos lembrar das vitórias do passado, sem esquecer da importância de, juntos, lutarmos por um futuro mais digno para o nosso país.”