Alerta para Ciclone Extratropical no Rio Grande do Sul no final da semana

Um ciclone extratropical se formou no litoral do Rio Grande do Sul, trazendo ventos fortes e baixas temperaturas. Saiba como se prevenir e proteja-se.

Alerta para Ciclone Extratropical no Rio Grande do Sul no final da semana
Alerta para Ciclone Extratropical no Rio Grande do Sul no final da semana – Crédito: MetSul/EarthNul

Um aviso importante foi emitido sobre a formação de um ciclone extratropical que trará ventos fortes ao Rio Grande do Sul no final desta semana. Acompanhando a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, o fenômeno impactará também o Uruguai. Este aviso de alerta serve como uma preparação para as condições adversas que o estado gaúcho enfrentará nos próximos dias.

Publicidade

O ciclone extratropical está se formando na costa da província de Buenos Aires, na Argentina, e se intensificará nas próximas horas, movimentando-se na direção Noroeste, atingindo a região do Uruguai e do Rio Grande do Sul. O processo inicial de formação deste ciclone, conhecido tecnicamente como ciclogênese, já está em andamento e promete provocar ventos fortes e baixas temperaturas.

Quais os impactos do ciclone extratropical no Uruguai e como se prevenir?

Ao longo de quinta-feira, o centro do ciclone extratropical deslocou-se para o Norte, alcançando a foz do Rio da Prata, situada entre Buenos Aires e o Sul do Uruguai. A capital uruguaia, Montevidéu, e áreas adjacentes, como os departamentos de Maldonado e Colonia, serão severamente afetados pelo aumento dos ventos.

No Uruguai, as rajadas de vento podem atingir velocidades de 70 km/h a 90 km/h, com alguns pontos costeiros superando os 100 km/h. Este cenário traz um alto risco de danos, incluindo destelhamentos e quedas de árvores. A população deve tomar medidas preventivas para mitigar possíveis impactos.

Como o vento forte do ciclone afetará o Rio Grande do Sul?

A influência do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul será sentida a partir desta sexta-feira. Durante este período, a massa de ar frio associada ao ciclone também trará uma queda significativa nas temperaturas. As rajadas de vento no estado podem variar de moderadas a fortes, alcançando entre 30 km/h e 50 km/h em muitas áreas, intensificando-se para 70 km/h a 90 km/h nas regiões Sul e Leste.

Publicidade

A previsão indica que as áreas costeiras e próximas à Lagoa dos Patos sofrerão com ventos mais intensos. Porto Alegre e municípios situados ao Sul da área metropolitana devem preparar-se para ventos que podem variar entre 50 km/h e 60 km/h, com picos localizados mais fortes.

Como se proteger dos ventos fortes e das baixas temperaturas?

  • Evite áreas arborizadas ou com postes de luz durante o pico do vento forte.
  • Reforce telhados e janelas para minimizar os danos causados pelas rajadas de vento.
  • Mantenha-se atualizado com as previsões do tempo e alertas emitidos.
  • Desligue aparelhos eletrônicos sensíveis e mantenha lanternas e baterias à mão em caso de falta de energia.

Durante esta sexta-feira, as rajadas de vento devem causar uma sensação térmica ainda mais baixa devido à origem polar da massa de ar frio. A população deve estar preparada para temperaturas baixas, especialmente durante a noite, quando os valores de sensação térmica podem ficar negativos em regiões mais altas.

O ciclone também trará agitação marítima à costa gaúcha, embora a previsão não indique ressacas de grande proporção. Recomenda-se cautela nas atividades marítimas e costeiras durante o final de semana.

Publicidade

O que esperar após a passagem do ciclone?

A boa notícia é que a influência do ciclone será de curta duração. Com a chegada de um centro de alta pressão, o sistema deve perder organização e força, reduzindo a intensidade dos ventos no sábado. É provável que problemas isolados, como quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia, ocorram, principalmente no Sul e no Leste do estado.

No entanto, a situação geral é de menor risco comparado aos ciclones intensos do ano passado, como o ocorrido em julho de 2023.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.