CONFIRA O VÍDEO

Alesp: CPI da Enel tem duas quedas de energia

A falta de luz aconteceu pouco antes do depoimento de Max Xavier Lins, presidente da concessionária

Alesp: CPI da Enel tem quedas de energia
(Crédito Foto: Reprodução/X/Erika Hilton)

A energia caiu ao menos duas vezes durante sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta terça-feira (14).

Publicidade

Publicidade

A instabilidade aconteceu pouco antes do depoimento de Max Xavier Lins, presidente da Enel, a empresa responsável pelo fornecimento de energia em grande parte do estado de São Paulo.

Durante a escuridão no plenário, parlamentares e autoridades criticaram a concessionária, enquanto outros disseram que a queda era proposital.

A primeira queda de energia teria acontecido por volta das 9h50, e a seguinte aproximadamente às 10h,quando o presidente começaria a falar.

Publicidade

Lins conseguiu uma decisão favorável do Tribunal de Justiça de São Paulo para comparecer à Comissão na condição de investigado e não como testemunha, para assim poder ficar em silêncio durante as perguntas dos deputados.

A comissão também apura, segundo seu objeto, “as quedas de energia, a cobrança de valores, a atuação operacional, o suporte aos consumidores e prefeituras, a execução da tarifa social, os contratos assinados, a execução dos investimentos e das obras previstas, bem como o estado de conservação da rede de infraestrutura e de distribuição energética”.

Nessa segunda-feira (13), os prefeitos da região metropolitana da capital paulista — os municípios mais afetados pelo apagão — pediram à Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, para impedir a renovação de contratos de concessão de iluminação pública com a Enel.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.