
A ex-diretora do grupo Americanas, Anna Christina Ramos Saicali, considerada uma das principais envolvidas no esquema de fraudes fiscais nos balanços da empresa, desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 6h40 desta segunda-feira (1º). Saicali foi em direção ao posto da Polícia Federal.
O retorno da ex-diretora ao Brasil ocorre após ela ter se apresentado à Justiça brasileira em Lisboa, Portugal, em um trabalho conjunto com a Interpol, após a prisão contra ele ter sido revogada.
De acordo com informações da Rede Globo, Saicali viajou para Portugal no dia 15 de junho. Neste dia, câmeras de segurança registraram a ex-diretora no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Conforme a decisão judicial que revogou a prisão, Anna deverá retornar também à capital fluminense. Ela não ficará presa, contudo terá o passaporte retido, além de ficar proibida de sair do Brasil.
Maquiagem nas finanças do grupo Americanas
A Polícia Federal (PF) cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas casas de ex-diretores da Americanas na semana passada. A Justiça determinou a prisão preventiva dos principais envolvidos no esquema que “maquiava” os resultados financeiros da empresa.
Quanto mais a empresa lucrava, em razão da contabilidade inflacionada por esses executivos, maiores eram os ganhos milionários da alta cúpula ano após ano.
Miguel Gutierrez, ex-CEO e apontado pela PF como o principal beneficiado pelo esquema de fraudes, foi preso em Madri, na Espanha, onde mora, na sexta-feira (28), mas foi solto um dia depois. Gutierrez não retornará ao Brasil, porém ele deverá se apresentar à Justiça espanhola a cada duas semanas.
⚠️ Anna Saicali, ex-diretora da Americanas, desembarcou em SP. Juiz revogou mandado de prisão em troca de retornar ao Brasil e ter passaporte retido. Isso acontece agora em Guarulhos. PF alertou para fuga, defesa rechaçou hipótese. Nome é retirado da difusão vermelha da Interpol.
— Teo Cury (@teoycury) July 1, 2024