No domingo (26), dois homens morreram e duas pessoas ficaram feridas durante um ataque a tiros em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, próximo de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. As identidades das vítimas não foram divulgadas e o estado de saúde dos feridos é desconhecido.
Segundo a Polícia Civil, as equipes encontraram duas vítimas já sem vida e sem documentos, e outras duas pessoas com ferimentos de arma de fogo, que foram socorridas. Os atiradores teriam chegado agredindo e disparando várias vezes contra o barraco onde estavam as vítimas. Não há informações sobre a identidade dos atiradores.
A luta contra o garimpo ilegal
A TI Sararé é frequentemente alvo de operações da Polícia Federal para desativação de garimpos ilegais. Desde maio de 2020, diversas ações foram realizadas. Nos últimos anos, o Brasil tem intensificado as operações contra o garimpo ilegal, especialmente em áreas de preservação ambiental e terras indígenas. Essas operações são frequentemente lideradas pela Polícia Federal em colaboração com outras agências governamentais.
GARIMPO ILEGAL
A situação na Terra Indígena Sararé, nos municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Via Bela da Santíssima Trindade (Mato Grosso) reflete o descaso com os povos originários. O garimpo ilegal, está destruindo o meio ambiente, a vida e a cultura dos Nambikwara. pic.twitter.com/1hSjCFG7cv— Nice Tupinambá 🏹 (@nicetupinamba) December 20, 2023
Em abril de 2023, outra operação significativa chamada “Operação Ouro Viciado” foi realizada na mesma região, resultando na destruição de 22 pás carregadoras, 39 motores estacionários, bombas d’água, um gerador e duas britadeiras, totalizando mais de R$ 17 milhões em equipamentos.