
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (10) na Cúpula pela Democracia que o governo brasileiro tem compromisso com a democracia e com os direitos humanos. A afirmação foi feita em vídeo exibido na Cúpula.
O evento foi organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e reuniu líderes de cerca de 100 países de forma virtual por causa das medidas de isolamento social devidas à pandemia.
“Esta é uma oportunidade para renovar, no mais alto nível, nosso compromisso comum com a defesa da democracia, o combate à corrupção e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais”, afirmou Bolsonaro no vídeo.
Bolsonaro ainda disse no discurso que o governo trabalha para “forjar uma cultura de diálogo, liberdade e inclusão social” com “determinação”.
“Estamos empenhados em assegurar as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet, algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável”, acrescentou.
No discurso de abertura da cúpula, na última quinta-feira (10), Joe Biden defendeu a participação de mulheres na política e a liberdade de imprensa.
“Todas as vozes precisam ser ouvidas”, afirmou. “[O governo americano] quer melhorar a presença das mulheres e meninas na política, também empoderar a comunidade LGBTQIA+”, completou.
– NOVA RODADA DE LIBERAÇÃO DE RECURSOS NO COMBATE À SECA EM LOCAIS MAIS DISTANTES: R$ 31,1 milhões serão usados na construção da Barragem de São Vicente/RN, na instalação de 11 dessalinizadores e na doação de máquinas e equipamentos a 97 municípios.@govbr @govbrazil pic.twitter.com/KZ9dBxmk09
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 9, 2021