Diplomacia

Bolsonaro se irrita com presidente de Portugal por agenda com Lula e desmarca encontro

Antes de ir até Brasília, o presidente português tem reuniões marcadas em São Paulo. Além de Lula, Marcelo também se encontrará com o ex-presidente Michel Temer.

Bolsonaro se irrita com presidente de Portugal por agenda com Lula e desmarca encontro
Marcelo Rebelo de Sousa (foto) já se encontrou com Bolsonaro em Brasília, em 2021 (Crédito: Carlos Alvarez/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desmarcou um encontro que teria com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na próxima segunda-feira (4), porque o presidente português se encontrará com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) primeiro, no domingo (3).

Publicidade

Antes de ir até Brasília, o presidente português tem reuniões marcadas em São Paulo. Além de Lula, Marcelo também se encontrará com o ex-presidente Michel Temer (MDB). Rebelo disse que também tentará se encontrar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Apurações feitas por Lauro Jardim, do jornal O Globo, e pela Folha de SP, indicam que uma fonte disse, em off, que Bolsonaro se irritou com a agenda do presidente português com Lula, seu principal adversário nas eleições de 2022.

Na tarde desta sexta-feira (1°), durante entrevista à CNN Brasil, o chefe do Executivo brasileiro confirmou o cancelamento do encontro com Rebelo devido à reunião com Lula:

“Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação. Ele [Marcelo Rebelo] teria uma reunião com o Lula.”

Publicidade

Do aeroporto de Lisboa, minutos antes do embarque para o Brasil, o presidente de Portugal falou que “o que importa é a amizade entre os povos e não a ligação entre os políticos”. E completou dizendo que “quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não”.