antiviral tecovirimat

Brasil irá receber antiviral contra a varíola dos macacos

A última atualização do Ministério da Saúde mostra que o país tem 1.369 casos confirmados da doença.

Brasil irá receber antiviral contra a varíola dos macacos
Brasil irá receber antiviral para auxiliar no enfrentamento contra a varíola dos macacos (Crédito: Getty Images / Comunicado)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em uma publicação feita em sua conta do Twitter que o Brasil vai receber um antiviral para combater o surto de varíola dos macacos. O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, escreveu.

Publicidade

De acordo com uma pesquisa publicada pela revista científica “The Lancet Infectious Diseases”, do grupo “The Lancet”, o antiviral tecovirimat reduz a duração dos sintomas. Além do mais, ele é capaz de reduzir o tempo de transmissão em que os diagnosticados com a doença levam para infectar outras pessoas. 

Segundo as informações divulgadas pelo g1, a última atualização do Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem 1.369 casos confirmados da varíola dos macacos. São Paulo é o estado com mais números de infectados, com 1.031 testes positivos. Em segundo lugar, aparece o Rio de Janeiro com 169, seguido de Minas Gerais com 63 casos confirmados.

 

Publicidade