Hepatite infantil

Brasil tem primeiro caso provável de hepatite misteriosa

Os primeiro registros de hepatite aconteceram em países europeus e se concentraram principalmente no Reino Unido.

brasil-tem-primeiro-caso-provavel-de-hepatite-misteriosa
A Organização Mundial da Saúde compartilhou que foram registrados 650 casos no mundo (Crédito: Canva)

O primeiro caso provável de hepatite foi registrado no Mato Grosso do Sul, segundo informações do Ministério da Saúde. Até o momento, a pasta informa que 72 casos estão sendo investigados e 21 registros foram descartados. No Brasil, 16 estados estão em monitoramento.

Publicidade

Uma possível relação desses casos seria com o subtipo 41 do adenovírus, que causa doenças gastrointestinais e respiratórias. De acordo com o Ministério da Saúde, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) monitoram alterações do perfil epidemiológico e a detecção de casos. A orientação é que qualquer suspeita deve ser comunicada a profissionais da saúde.

Os primeiro registros de hepatite aconteceram em países europeus e se concentraram principalmente no Reino Unido. A Organização Mundial da Saúde compartilhou no domingo (29) que foram registrados 650 casos no mundo e nove mortes. Além disso, a entidade afirmou que 33 países registram a doença e 38 crianças precisaram de transplante de fígado.

Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diferentes causas. Ela se torna aguda quando ocorre de forma rápida e abrupta com sintomas gastrointestinais, como diarreia ou vômito, febre e dores musculares e uma coloração amarelada da pele e nos olhos.

Publicidade