Brasília completa 101 dias sem chuva: Como enfrentar período de seca

Brasília enfrenta 100 dias sem chuva. Saiba como se prevenir e adaptar à seca prolongada. Manter-se hidratado e evitar exposição solar são medidas essenciais.

Brasília completa 101 dias sem chuva: Como enfrentar período de seca
Brasília completa 101 dias sem chuva: Como enfrentar período de seca – Crédito: Buenas Dicas

Brasília chegou nesta sexta-feira, 2º de agosto de 2024, a marcarem exatos 101 dias sem chuva. Quem reside na capital federal, conhece bem os sintomas de boca seca, nariz irritado e sede descomunal que caracterizam essa época do ano. E, segundo as previsões, a umidade do ar deve manter-se baixa até, pelo menos, o final de setembro.

Publicidade

O meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que agosto e setembro são meses em que predomina um clima seco e com pouca nebulosidade. “Nesses meses, temos uma maior amplitude térmica. Os dias são de céu limpo, muito calor durante as tardes, mas as noites e madrugadas são mais frias”, afirmou o especialista.

Como a seca afetará a umidade no DF em agosto e setembro?

Com a continuidade da seca, a previsão para agosto e setembro é de alerta para baixa umidade no Distrito Federal. Heráclio Alves enfatiza que atualmente estamos em alerta amarelo, com níveis de umidade entre 30% e 20%. A partir de agosto, é comum termos alertas laranja e até vermelho, quando a umidade cai abaixo de 12%, categorizando uma situação crítica.

Para o primeiro fim de semana de agosto, a previsão indica que a umidade não ultrapassará 25%, com temperaturas oscilando entre 14ºC e 30ºC. Esse cenário exige cautela e medidas para minimizar os efeitos da seca prolongada.

Como se prevenir durante a seca?

Com a previsão de baixa umidade e calor intenso, adotar medidas preventivas é crucial para garantir a saúde e o bem-estar. Confira algumas recomendações do Inmet para enfrentar este período:

Publicidade
  • Hidratação: Beba bastante água para manter-se hidratado.
  • Evitar Exposição ao Sol: Evite se expor ao sol durante os horários mais quentes do dia.
  • Uso de Umidificadores: Utilize umidificadores para ajudar a manter o ambiente mais úmido.
  • Uso de Soro Fisiológico: Use soro fisiológico para manter as vias respiratórias hidratadas.

Como a população está lidando com a seca?

A população de Brasília deve adotar essas precauções para enfrentar melhor os desafios impostos pela seca prolongada. A preparação e adaptação são fundamentais para minimizar os impactos desse período seco. Mantenha-se informado e cuide-se para passar por essa fase com mais conforto e segurança.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.