Chegada de massa de ar frio ao sul pode afastar fumaça das queimadas

Saiba mais sobre a chegada da última massa de ar frio do inverno ao Rio Grande do Sul

Chegada de massa de ar frio ao sul pode afastar fumaça das queimadas
Chegada de massa de ar frio ao sul pode afastar fumaça das queimadas – Créditos: depositphotos.com / pedromoraesphotos

A última massa de ar frio do inverno de 2024 começa a fazer sua entrada no Rio Grande do Sul neste fim de semana, trazendo um declínio na temperatura e até a possibilidade de geada em algumas regiões no início da próxima semana. A chegada do ar frio está causando expectativas de mudanças climáticas significativas no Sul do Brasil.

Publicidade

Embora a massa de ar frio tenha causado neve no Sul da Argentina, não é esperada uma intensidade similar no Brasil. A temperatura cairá, mas sem alcançar níveis de frio extremo. Os episódios de ar frio nesta época costumam ser menos intensos e de curta duração.

Frente fria trará queda de temperatura e afastará fumaça?

A massa de ar frio avançará primeiramente pelo Rio Grande do Sul, seguido de Santa Catarina e Paraná. No Mato Grosso do Sul, a frente fria trará chuva antes do declínio das temperaturas. Um sistema frontal deve alcançar São Paulo e o Rio de Janeiro entre domingo e segunda-feira, provocando mudanças climáticas nessas regiões.

Na retaguarda do sistema frontal, a massa de ar frio de fraca intensidade provocará uma queda nas temperaturas. A mudança de vento em camadas da atmosfera para Sul ajudará a afastar a fumaça das queimadas das áreas mais ao sul do país.

Quando a massa de ar frio começa a atuar no Rio Grande do Sul?

O Rio Grande do Sul deverá ser uma das regiões mais afetadas pela massa de ar frio, com mínimas baixas previstas para domingo e o início da semana. A previsão indica temperaturas abaixo de 10ºC na maioria dos municípios.

Publicidade

Em pontos específicos como a Campanha, a Serra do Sudeste e a fronteira com o Uruguai, as mínimas podem ficar ao redor ou abaixo de 5ºC. Porto Alegre deve registrar temperaturas entre 10ºC e 11ºC no início do domingo, com mínima de aproximadamente 13ºC ao amanhecer de segunda-feira.

Quais serão os efeitos da massa de ar frio em outras regiões?

Em São Paulo, depois de dias de calor excessivo, o ar frio começará a ser sentido a partir deste domingo. A capital paulista terá temperaturas mais amenas nas tardes, embora as mínimas tenham um declínio mais leve, chegando a 13ºC na terça e quarta-feira.

No Rio de Janeiro, a influência do ar frio será moderada, quebrando a sequência de dias quentes e proporcionando tardes mais agradáveis para os cariocas. A região Centro-Oeste, apesar da frente fria trazer chuva no Mato Grosso do Sul e possivelmente no Sul de Goiás, terá apenas um efeito temporário de resfriamento, com calor retornando rapidamente.

Publicidade

Frio pode trazer geada?

Apesar de não ser uma massa de ar frio muito intensa, há a possibilidade de formação de geada em certas áreas do Rio Grande do Sul. A geada prevista deverá ser de fraca intensidade e pode ocorrer nas madrugadas deste domingo e segunda-feira, especialmente em cidades da Campanha, Serra do Sudeste e áreas próximas à fronteira com o Uruguai.

Os modelos meteorológicos, como o canadense, indicam projeções de geada para essas regiões nas madrugadas. Não se pode descartar a possibilidade de geada fraca também nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.