A Região Sul do Brasil inicia a semana com uma redução gradativa das chuvas, trazendo certo alívio para os moradores locais. A condição de tempo mais estável predomina em grande parte da região. No entanto, essa tranquilidade não deve durar muito tempo.
Nos próximos dias, a alta pós-frontal que chega após a passagem da frente fria no final de semana contribuirá para essa estabilidade momentânea do clima. As temperaturas se mantêm amenas, com mínimas não abaixo dos 11°C e máximas não ultrapassando os 24°C nas tardes.
Qual a previsão para quarta-feira em Santa Catarina e Paraná?
Na quarta-feira, o cenário muda, e perturbações na média troposfera vão criar condições climáticas propícias para a formação de chuva entre Santa Catarina e Paraná. Fenômenos climáticos nas camadas médias da atmosfera provocarão pancadas de chuva com intensidade variável.
Essas perturbações, conhecidas também como ondas na troposfera, afetarão os ventos e causarão instabilidades. As chuvas isoladas surgem com força, principalmente no oeste desses estados, migrando progressivamente para outras regiões.
Quais regiões serão mais afetadas pelas tempestades?
Os meteorologistas apontam que as instabilidades começam a partir da madrugada de quarta-feira no oeste do Paraná e se deslocam para o oeste de Santa Catarina e outras regiões do Paraná ao longo do dia. Curitiba deverá registrar temperaturas entre 11°C e 17°C, enquanto em Florianópolis os termômetros variam entre 15°C e 21°C.
- Oeste do Paraná: Chuva intensa com potencial para tempestades pontuais.
- Oeste de Santa Catarina: Pancadas de chuva isoladas com forte intensidade.
- Curitiba: Temperaturas amenas com possibilidade de chuva (11°C a 17°C).
- Florianópolis: Variação térmica entre 15°C e 21°C com chuva eventual.
Quais são as previsões para tempestades no Rio Grande do Sul?
Na quinta-feira, uma nova frente fria começa a avançar e traz potencial de tempestades severas para o Rio Grande do Sul. Esta frente trará chuvas significativas e tempestades severas, principalmente a partir da noite.
O contraste térmico associado a essa frente é fraco, não resultando em mudanças expressivas nas temperaturas. Por outro lado, o acúmulo de ar quente e úmido junto aos fortes ventos pré-frontais de quadrante norte, e os ventos difluentes em altos níveis, formarão um ambiente favorável para tempestades severas.
O que esperar das tempestades no Rio Grande do Sul?
A partir da noite de quinta-feira, as tempestades começam, especialmente no noroeste e centro-oeste do Rio Grande do Sul. Os jatos em baixos níveis (ventos intensos em 850 hPa) contribuirão para alimentar essas instabilidades.
- Noite de Quinta-Feira (19): Início das tempestades severas no noroeste e centro-oeste do RS.
- Madrugada de Sexta-Feira (20): A instabilidade aumenta, com chuvas intensas cruzando o estado.
- Sexta-Feira à Tarde: A faixa de chuvas intensas continua, com acúmulos significativos.
- Sexta à Noite: A instabilidade atinge Santa Catarina, mas com menor intensidade.
O noroeste do Rio Grande do Sul deverá registrar os maiores acumulados na sexta-feira, em torno de 70 mm. A população deve se preparar para possíveis transtornos causados pelas chuvas e tempestades.
Fique atento às próximas atualizações da previsão do tempo para ajustar seus planos e garantir segurança para você e sua família.
Siga a gente no Google Notícias