fumaça densa

Cinco municípios paulistas estão com foco de incêndio ativo

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários e grupos privados estão mobilizadas para conter as chamas em todas essas localidades

Cinco municípios do interior de São Paulo enfrentam foco de incêndio ativo neste sábado (31), conforme comunicado da Defesa Civil estadual.
Informação é da Defesa Civil do estado de São Paulo – Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

Cinco municípios do interior de São Paulo enfrentam foco de incêndio ativo neste sábado (31), conforme comunicado da Defesa Civil estadual. As chamas foram detectadas nas cidades de Morro Agudo e Pedregulho, situadas na região de Franca; em Altinópolis e Franca, na área de Ribeirão Preto; e em Fernandópolis, na região de São José do Rio Preto.

Publicidade

No momento, equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários e grupos privados estão mobilizadas para conter os incêndios em todas essas localidades.

Na semana anterior, diversas cidades do interior paulista foram afetadas por focos de incêndio e densa fumaça. Em um desses eventos, dois trabalhadores de uma usina em Urupês perderam a vida ao tentar controlar o fogo. Em resposta, o governo de São Paulo instaurou um gabinete de crise para coordenar as ações de monitoramento e controle, iniciando neste fim de semana uma operação especial contra as queimadas no interior do estado.

Segundo a reportagem da Agência Brasil, as queimadas resultaram em prejuízos significativos, incluindo o fechamento temporário de rodovias e a perda de aproximadamente 5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e 60 mil hectares de produção agrícola, conforme estimativas da associação Novacana.

Até a última sexta-feira (30), a Polícia Civil havia prendido dez pessoas suspeitas de envolvimento em incêndios criminosos. Entre os detidos, está um homem de 39 anos que, segundo testemunhas, utilizou um isqueiro para iniciar incêndios em vários pontos de uma plantação de cana-de-açúcar em Pindorama, na região de São José do Rio Preto. Ele foi preso em flagrante, portando uma bicicleta, isqueiro, caixa de fósforos, maço de cigarros e dinheiro.

Publicidade

Além desse caso, outras prisões ocorreram em Franca (duas pessoas), Batatais (duas), São José do Rio Preto (duas), Jales (uma), Guaraci (uma) e Salto (uma). Em Porto Ferreira, dois homens foram autuados por iniciar uma fogueira para limpeza de vegetação. A polícia investiga todos os casos, mas afirma que não há conexão entre eles.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.