Com a experiência de quem atuou por 9 anos como vice-presidente da Fundação Casa, antiga Febem, Cláudio Piteri, secretário municipal de Educação de Osasco, na Grande São Paulo, sabe bem da sua importância como gestor público.
“Participei da transformação e mudamos o conceito de atendimento repressivo para socioeducativo e isso tem apresentado resultados. A educação é capaz de transformar vidas”, afirma.
Osasco se transforma, cada vez mais, em pólo tecnológico na área de serviços e o desafio de Piteri como gestor público é capacitar mão de obra para atender a esta demanda.
“Osasco passa por um processo de transformação. Era uma cidade, nos anos 70, com perfil industrial e em um segundo momento foi se tornando uma cidade do terceiro setor, com muito comércio. Houve um estímulo às empresas de tecnologia. Elas geram empregos e entramos em um grande desafio que é preparar mão de obra para ocupar as vagas de emprego nesta área“, afirma.
Quando perguntado sobre a importância da educação na vida de uma criança, ele é enfático: “É fundamental. Na Fundação Casa eu aprendi uma coisa: 70 ou 80% dos adolescentes que chegam lá na Fundação chegam porque, em algum momento, o Estado falhou com eles. Eu sempre disse que as políticas de prevenção são do município e o município tem que fazer bem feito. Agora, eu tenho essa missão de fazer bem feito.”
Confira a entrevista completa!
Siga a gente no Google Notícias
Ver essa foto no Instagram