Senado

Comissão vota projeto que obriga empregador pagar exame toxicológico de motorista

A reunião deliberativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) está marcada para as 10h da próxima terça-feira (16)

Comissão vota projeto que obriga empregador pagar exame toxicológico de motorista
Condutores profissionais, como motoristas de ônibus, precisam passar por exame para detectar substâncias psicoativas – Crédito: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar nesta terça-feira (16) um projeto de lei que obriga o empregador a pagar o exame toxicológico exigido para motoristas profissionais (PL 1.075/2022). A reunião deliberativa está marcada para as 10h e tem sete itens na pauta.

Publicidade

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) exige que os condutores profissionais passem por exame para detectar substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção. O teste é exigido para a obtenção e a renovação da carteira de habilitação.

O projeto, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), deixa claro que o exame deve ser pago pelo empregador. O texto recebeu relatório favorável do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

Também está na pauta da CAE o PL 429/2024, que atualiza os valores de custas processuais cobrados pela Justiça Federal; o projeto poderá ser votado O texto também cria o Fundo Especial da Justiça Federal (Fejufe), para financiar a modernização da Justiça Federal.

* Matéria publicada com informações da Agência Senado.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.