CPI da Prevent Senior na Câmara de SP fecha relatório com 20 pessoas indiciadas

Entre as pessoas estão os donos da operadora de saúde, Eduardo e Fernando Parrillo, além do ex-diretor-executivo, Pedro Benedito Batista Junior

CPI da Prevent Senior na Câmara de SP fecha relatório com 20 pessoas indiciadas
A Prevent Senior disse que contesta o relatório (Créditos: Reprodução / Redes Sociais)

A última sessão da CPI da Prevent Senior na Câmara Municipal de São Paulo ocorreu nesta segunda-feira (4), após seis meses de trabalhos. Foi aprovado pelos vereadores o relatório final da comissão, que pede o indiciamento de 20 pessoas.

Publicidade

Entre as pessoas estão os donos da operadora de saúde, Eduardo e Fernando Parrillo, além do ex-diretor-executivo, Pedro Benedito Batista Junior. Os indiciamentos estão relacionados a cinco crimes principais: homicídio e tentativa de homicídio, perigo para a vida ou saúde de outrem, omissão de socorro, crime contra a humanidade e crime de falsidade ideológica.

Os crimes estão ligados a uso de medicamentos ineficazes, o chamado “Kit Covid”, a omissão de socorro devido ao relato de diversos pacientes que prestaram depoimento, e ainda pesquisas em seres humanos se a autorização dos órgãos competentes. O relatório final vai ser enviado para o Ministério Público, que lá será decidido se irá prosseguir com os indiciamentos.

A Prevent Senior disse que contesta o relatório. Eles disseram ter “total interesse que as investigações, sem contornos políticos, possam restabelecer a verdade dos fatos“. A empresa disse ainda que “vai continuar trabalhando para prestar atendimento de excelência aos mais de 550 mil beneficiários”.

CPI da Prevent Senior

Foi aprovado no dia 30 de setembro pelo plenário da Câmara Municipal de São Paulo, a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para começar investigações da operadora de saúde Prevent Senior na capital paulista durante a pandemia da Covid-19.

Publicidade

Quem apresentou o requerimento da CPI o vereador Antonio Donato (PT). A CPI foi instalada no dia 7 de outubro, e elegeu nomes que iriam liderar a comissão. O vereador foi eleito presidente, o médico Paulo Frange (PTB) o relator e a vice-presidência ficou com o vereador Celso Gianazzi (PSOL). Os outros vereadores que completaram o grupo foram Milton Ferreira (Podemos) e Xexéu Trípoli (PSDB).

Em 2021, a última sessão foi feita no dia 16 de dezembro. Após o recesso parlamentar, a CPI retomou seus trabalhos de 2022 no dia 10 de fevereiro, com depoimentos de familiares de pacientes e ex-funcionários.

Neste ano, as inúmeras faltas aos depoimentos foram os destaques, dos donos da Prevent Senior. Eduardo e Fernando Parrillo. Três diretores em depoimento no dia 3 de março, confirmaram que houve prescrição de medicamentos na rede do chamado “Kit Covid”, mas disseram que os médico podiam indicar os medicamentos aos seus pacientes.

Publicidade

Outras pessoas que prestaram depoimentos foram, os diretores-executivos Sérgio Lotze e Álvaro Razuk, que são os responsáveis pelas áreas de expansão e pelo Instituto da Prevent Senior de pesquisa. O médico Pedro Benedito Batista Junior, também prestou depoimentos, ele era também diretor-executivo na operadora.

A Prevent Senior está sendo investigada por usar de forma experimental, ilegal e sem conhecimento dos pacientes medicamentos do chamado “Kit Covid”. Eles também estão sendo alvos de inquéritos do Ministério Público do Trabalho por suspeita de assédio moral organizacional e exposição de profissionais ao Covid-19.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.