A diretoria nacional do PT aprovou nesta quarta-feira (13) a indicação de Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente da chapa liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.
O nome de Alckmin foi aprovado por 68 votos favoráveis, 13 contrários e 3 abstenções. Entretanto, integrantes da ala minoritária do diretório criticam a maneira com a qual a presidente da sigla e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) conduziu a votação.
O texto aprovado pelos diretores afirma que a “eleição presidencial deste ano colocará em disputa dois projetos muito claros: o da democracia e o do fascismo”. “Nossa política de alianças e a tática eleitoral que já estão em construção e serão definitivamente aprovadas no Encontro Nacional de 4 e 5 de junho, apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país”, segue o documento.
Agora, o PT deve consultar os partidos que possuem alianças e coligações com com a sigla na disputa pela presidência. Até o momento, os petistas já formaram uma federação partidária com PV e PCdoB e coligações com PSOL e PSB.
“É só mera formalidade. Todos os partidos já bateram martelo em apoiar. Alckmin será o candidato a vice-presidente. A nossa preocupação é colocar a campanha na rua”, disse o vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE).
Leia a resolução do Diretório Nacional do PT sobre a formação da Federação, a proposta de Estatuto da Federação e a coligação com o PSB e o nome de Geraldo Alckmin para compor a chapa com o presidente Lula: https://t.co/C25gHvsd3g pic.twitter.com/FkBVeYxTLh
— PT Brasil (@ptbrasil) April 13, 2022