RIO GRANDE DO SUL

Eduardo Leite determina investigação sobre prisão de homem negro pela PM

Ação dos policiais contra o rapaz que seria vítima de tentativa de homicídio foi gravada por pessoas que testemunharam a cena. O agressor, um homem branco, batia papo com os agentes

homem-negro
Após ser vítima de tentativa de homicídio, homem negro chama a polícia e acaba preso – Crédito: Reprodução

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, determinou abertura de investigação de sindicância. A decisão de Leite se deu após as imagens de uma abordagem contra um homem negro realizada pela Brigada Militar, na manhã deste sábado (17), viralizarem.

Publicidade

Nas redes sociais, o governador disse que confia na Brigada Militar. Disse, ainda, que em respeito “aos dedicados profissionais que as integram”, a investigação será célere e rigorosa.

Publicidade

Homem negro preso pela Brigada Militar

Após ser vítima de tentativa de homicídio, o rapaz negro chama a polícia. O autor seria um homem branco. A vítima diz aos policiais da Brigada Militar que ele tentou dar golpes de faca em seu pescoço. Porém, é possível ver no vídeo que em nenhum momento os policiais abordam o agressor. Toda a ação policial é contra a vítima. Ele é algemado e colocado em uma viatura. testemunhas gravaram a ação da PM e muitos afirmam que houve, de fato, racismo na ação da Brigada Militar do RS.

Quem assistiu à abordagem afirma que viu as pessoas gritando em defesa da vítima. O rapaz negro que os PMs estavam encurralando foi quem, de fato, pediu ajuda. Porém, testemunhas afirmam à imprensa local que os gritos foram em vão.

Publicidade

O caso gerou indignação na web:

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.