10 desaparecidos

Entenda o caso de família desaparecida no Distrito Federal; polícia encontra mais três corpos

Perfis de novos corpos localizados se encaixam com os perfis das vítimas ainda não encontradas. Ao todo, cinco corpos já foram identificados.

entenda-o-caso-de-familia-desaparecida-no-distrito-federal
Alguns dos desaparecidos (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

A Polícia Civil do Distrito Federal informou, na madrugada desta terça-feira (24), que encontrou mais três corpos supostamente relacionados ao desparecimento de 10 pessoas da família. Os cadáveres estavam dentro de uma cisterna, em Planaltina, no DF.

Publicidade

Segundo o delegado Ricardo Viana, da 6ª Delegacia de Polícia, do Paranoá,  os corpos são de duas mulheres (uma delas adolescente) e um homem. Três pessoas seguem desaparecidas, sendo essas Thiago Gabriel Belchior, marido de Elizamar Silva; Claudia Regina Marques de Oliveira, ex-mulher de Marcos Antônio Lopes de Oliveira, pai de Thiago; e Ana Beatriz Marques de Oliveira, filha de Claudia e Marcos Antônio.

ENTENDA

O caso da família do Distrito Federal começou após o desaparecimento da cabelereira Elizamar Silva e de seus três filhos: Gabriel, de 7 anos, Rafael e Rafaela, gêmeos de 6 anos de idade. Segundo testemunhas, o marido de Elizamar, Thiago Gabriel Belchior de Oliveira, disse que tinha brigado com a esposa, no dia do sumiço, e que ela saiu em seguida com os três filhos do casal.

Na última sexta-feira (13), o carro da cabeleleira foi encontrado carbonizado, com quatro corpos dentro. O delegado Ricardo Viana afirmou que os corpos das vítimas ainda não foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML), mas que “tudo leva a crer” que são de Elizamar e das três crianças.

Em seguida, a sogra de Elizamar e mãe de Thiago, Renata Juliene Belchior e sua filha, Gabriela Belchior de Oliveira, também desapareceram. Um outro veículo, de Marcos Antônio Lopes de Oliveira, pai de Thiago e sogro de Elizamar, também foi encontrado carbonizado no sábado (14), com dois corpos dentro, ainda não identificados. As investigações indicam que os corpos sejam de Renata e Gabriela.

Publicidade

INVESTIGAÇÃO

Um dos suspeitos preso pelo desaparecimento de membros da família, Horácio Carlos Ferreira Barbosa, de 49 anos, contou para a Polícia que  Thiago Gabriel Belchior de Oliveiramarido da cabeleireira Elizamar  e Marcos Antônio Lopes de Oliveirasogro de Elizamar, encomendaram a morte das vítimas para tomar o dinheiro adquirido com a venda de uma casa e um valor que estava em uma conta bancária.

De acordo com o delegado Viana, Horácio afirmou que ele e Gideon Batista de Menezes, de 55 anos, receberam R$ 100 mil para matar a cabeleireira, os três filhos, a sogra e a cunhada da mulher.

Os suspeitos apontados como mandantes do crime, Thiago e Marcos Antônio, estão desaparecidos. A polícia afirmou que, em depoimento, Horácio contou que outras duas pessoas participaram do crime: uma amante de Marcos e a filha dessa mulher. As duas também são consideradas desaparecidas.

Publicidade

Um terceiro suspeito de participar do crime também foi detido. O homem foi identificado como Fabrício Silva Canhedo, de 34 anos, e, segundo a investigação, ele foi responsável por vigiar parte das vítimas, que foram mantidas em um cativeiro.

O CRIME

A Polícia Civil disse que Horácio contou em seu depoimento que o plano era atrair Elizamar ao Paranoá para que o crime fosse cometido. No entanto, Thiago, o marido da cabeleireira, pediu para a mulher buscá-lo na região e não sabia que ela estava com as crianças.

“Por conta disso, a dinâmica do crime mudou”, afirmou o delegado. Segundo ele, o objetivo era subtrair uma quantia em dinheiro que a mulher guardava em uma conta bancária e matá-la, em seguida.

Publicidade

Como as crianças estavam no carro, ele, Marcos Antônio (avô das crianças), Thiago (pai das crianças) Gideon (outro homem contratado), levaram as vítimas para Cristalina (GO). No local, todos foram sufocados, e os criminosos atearam fogo no veículo, segundo o depoimento do suspeito.

SEQUESTRO

As outras supostas vítimas assassinadas nesse caso são Renata Juliene Belchior, mãe de Thiago e sogra de Elizamar, e Gabriela Belchior Oliveira, cunhada da cabelereira e irmã de Thiago.

De acordo com o depoimento de Horácio, ele, Gideon, Marcos Antônio e o próprio Thiago sequestraram as mulheres, as mantiveram por cinco dias em um cativeiro e as assassinaram da mesma forma que Elizamar e os filhos.

Publicidade

Segundo a investigação, Renata tinha vendido uma casa na região de Santa Maria por R$ 400 mil, e a ideia de Marcos era matá-la para ficar com o dinheiro e fugir com a amante.

A Polícia Civil do DF informou que encontrou, na madrugada desta terça (24), mais três corpos que podem estar relacionados com o desaparecimento e morte de 10 pessoas da família de Elizamar da Silva. Segundo o delegado do caso, são corpos de duas mulheres e um homem #CNNNovoDia pic.twitter.com/iyEJDwimBp

— CNN Brasil (@CNNBrasil) January 24, 2023

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.