Ética no Jornalismo

Envolvido no caso Klara, saiba de quem é o portal Metrópoles

Fundado em 2015, o Metrópoles é de propriedade dos filhos do ex-senador e empresário Luiz Estevão e tem uma audiência mensal de mais de 86 milhões de usuários únicos.

Envolvido no caso Klara, saiba de quem é o portal Metrópoles
O portal recebeu uma repercussão negativa sobre a matéria de seu colunista Leo Dias (Crédito: Reprodução)

O portal de notícias Metrópoles ganhou mais audiência nesta semana com a divulgação sobre a história pessoal da atriz Klara Castanho. Leo Dias, que é um colunista do portal, publicou dados sigilosos sobre a violência sexual sofrida pela atriz, o que levantou o debate sobre a ética no jornalismo.

Publicidade

Fundado em 2015, o Metrópoles é de propriedade dos filhos do ex-senador e empresário Luiz Estevão e tem uma audiência mensal de mais de 86 milhões de usuários únicos, segundo o Google Analytics.

Luiz Estevão é o primeiro senador a ser cassado na história do Brasil, em 2000. Estevão foi preso em março de 2016 para cumprir uma pena de 26 anos de prisão por corrupção ativa, estelionato e peculato por fraudes em obras do TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho do estado de São Paulo). Em junho de 2021, Estevão conseguiu o benefício de progressão de pena e passou a cumpri-la em liberdade.

Numa entrevista concedida à revista Piauí em 2015, Estevão disse que apenas patrocina o Metrópoles, não tendo nenhuma interferência na linha editorial do portal. Ainda destacou que a intenção de montar um veículo jornalístico era de deixar um legado social.

Neste último sábado (25), após a publicação de Leo Dias, que foi apagada, o site se desculpou e admitiu o erro:

Publicidade

“Não há justificativa que sustente o argumento do interesse público em conhecer detalhes sobre uma história em que os únicos interessados são a vítima e seus familiares. E, neste caso, a Justiça e o Ministério Público, que intercederam para ajudar Klara no processo de adoção da criança”, disse a nota oficial do veículo.

O Metrópoles é o líder de audiência no Centro-Oeste do país segundo relatórios da ComScore, e já conquistou alguns prêmios importantes como o True Story Award de 2021 e o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2000. O portal conta com uma redação de 200 profissionais e tem parcerias com cerca de 60 outros veículos de informação.

Publicidade