R$ 6,6 milhões

Facebook é multado por vazar dados de brasileiros

Ao menos 443 mil brasileiros tiveram seus dados vazados.

Facebook é multado por vazar dados de brasileiros
O Facebook alega que “não houve quaisquer indícios” dos vazamentos (Crédito: Carl Court/Getty Images)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou que o Facebook foi multado em R$ 6,6 milhões pelo vazamento de dados de consumidores brasileiros. A decisão é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e foi anunciada nesta terça-feira (23).

Publicidade

Segundo dados divulgados pela secretaria, ao menos 443 mil brasileiros tiveram seus dados repassados para a Cambridge Analytica, consultoria britânica de marketing político que trabalhou na campanha eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos.

A investigação aconteceu em 2018 e concluiu que o compartilhamento ilegal de dados com a Cambridge Analytica se dava por meio de um aplicativo de teste de personalidade dentro do Facebook, o “This is Your Digital Life”.

Reportagens do New York Times e do The Guardian revelaram que a consultoria britânica utilizou ilegalmente os dados de cerca de 50 milhões de usuários do Facebook. Segundo o cientista Christopher Wylie, que trabalhava na Cambridge Analytica, a empresa usou informações pessoais dos usuários para criar um sistema de análise de perfil no início de 2014.

Contudo, o Facebook ainda pode recorrer e ter a multa reduzida em até 25%.

Publicidade

Publicidade

 

 

Publicidade