
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou que o Facebook foi multado em R$ 6,6 milhões pelo vazamento de dados de consumidores brasileiros. A decisão é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e foi anunciada nesta terça-feira (23).
Segundo dados divulgados pela secretaria, ao menos 443 mil brasileiros tiveram seus dados repassados para a Cambridge Analytica, consultoria britânica de marketing político que trabalhou na campanha eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos.
A investigação aconteceu em 2018 e concluiu que o compartilhamento ilegal de dados com a Cambridge Analytica se dava por meio de um aplicativo de teste de personalidade dentro do Facebook, o “This is Your Digital Life”.
Reportagens do New York Times e do The Guardian revelaram que a consultoria britânica utilizou ilegalmente os dados de cerca de 50 milhões de usuários do Facebook. Segundo o cientista Christopher Wylie, que trabalhava na Cambridge Analytica, a empresa usou informações pessoais dos usuários para criar um sistema de análise de perfil no início de 2014.
Contudo, o Facebook ainda pode recorrer e ter a multa reduzida em até 25%.
O Facebook, controlado pela Meta, foi multado em quase R$ 7 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) nesta terça-feira, 23. O órgão notificou a plataforma pelo compartilhamento de dados de usuários brasileiros com a consultoria americana Cambridge Analytica. pic.twitter.com/hUfu27T9pq
— Fantasma.’. (@Fantasmajr51) August 23, 2022