A Polícia Federal (PF) realizou uma operação no Vale do Javari esse sábado (6) em que levou preso o filho de Amarildo da Costa Oliveira, suspeito que confessou ter participado do assassinato de Dom Philips e Bruno Pereira. A PF também cumpriu o mandado de prisão de outras 6 pessoas.
A ação faz parte de uma operação que tem como objetivo combater as atividades de pesca ilegal na região e os mandados foram expedidos pela Justiça Federal.
A Polícia Federal também prendeu o chefe da quadrilha de pesca ilegal, que se identifica como ‘Colômbia‘. Ele e Amarildo eram cúmplices na atividade da pesca e a polícia acredita que essa cumplicidade se estende para o assassinato do indigenista e do jornalista.
Além de Colômbia e Amarildo, outros 5 mandados de prisão foram cumpridos pela PF, dos quais 3 são de familiares do suspeito envolvido no assassinato de Bruno e Dom, incluindo Amarílio ‘Dedei‘, filho de Amarildo. A polícia ainda não sabe se Dedei ajudou o pai nos assassinatos.
Até o momento, a PF acredita que Amarildo e um de seus irmãos são responsáveis pelas mortes do indigenistas e do jornalista. Outro dois irmãos dele foram presos na operação desse sábado, mas são acusados apenas de participar da quadrilha de pesca ilegal em território indígena.
AGORA: Polícia Federal prende mais sete pessoas acusadas de envolvimento nas mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira. Operação foi deflagrada a partir do surgimento de novas provas de envolvimento de organização criminosa e de planejamento prévio do crime.
— Renato Souza (@reporterenato) August 6, 2022