
A rede varejista de moda Forever 21 fechará suas 15 lojas físicas no Brasil no próximo domingo (19). O estoque da companhia está sendo vendido com 50% de desconto. As informações foram publicadas nesta terça-feira (14) pelo Estadão.
Há oito anos no país, a Forever 21 já se envolveu em diversas polêmicas ao redor do mundo. Em 2012, o Ministério do Trabalho dos Estados Unidos afirmou que encontrou oficinas de fornecedores em Los Angeles, sob condições de trabalho análogas à escravidão. Na época, a rede afirmou que resolveria a situação. A empresa também já foi processada mais de 50 vezes por violar direitos autorais.
Em 2019, a companhia entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos. Na época, a marca alegou que a situação era em virtude da concorrência que enfrentava com relação às lojas de rua e ao e-commerce. Por conta disso, a Forever 21 fechou 350 lojas pelo mundo e teve que recorrer à Lei de Falência norte-americana, que permitiu manter o controle e a posse dos bens enquanto é planejada uma reestruturação.
Já no Brasil, a companhia virou alvo de ações judiciais quando shoppings decidiram mover processos cobrando aluguéis atrasados. Devido à crise financeira em 2021, a companhia teve que fechar 11 unidades da rede Multiplan no Rio Grande do Sul, Brasília e Rio de Janeiro.
Ver essa foto no Instagram