LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

São Sebastião: Alckmin diz que governo estuda usar moradias em Bertioga para receber famílias desabrigadas

O vice-presidente do Brasil desembarcou nesta manhã na cidade atingida pelos fortes temporais.

geraldo-alckmin-visita-areas-atingidas-pelas-chuvas-em-sao-sebastiao
Geraldo Alckmin (Crédito: Reprodução/ TV Brasil)

Durante uma coletiva, Geraldo Alckmin (PSB) anunciou que o governo federal estuda utilizar moradias construídas pelo governo estadual em Bertioga (SP) para abrigar, de forma emergencial, famílias de São Sebastião que se encontram desabrigadas após as fortes chuvas. O vice-presidente do Brasil desembarcou na manhã deste sábado (25) na cidade. A região foi a mais atingida pelos temporais no litoral norte de São Paulo. 

Publicidade

Tem 1.500 apartamentos em Bertioga, quase prontos. Claro que se destinam a Caixa, o terreno é do governo estadual. O estado entrou com os recursos. De repente, uma parte disso pode ser cedido para famílias daqui”, disse. “Seria por emergência. Depois, é claro, vamos construir as unidades necessárias”, acrescentou.

Durante a coletiva de imprensa, destacou que uma das prioridades é a questão da habitação para as famílias que perderam as moradias nesse temporal e o governo federal irá auxiliar com recursos para a construção de moradias.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, já havia afirmado que os desabrigados em decorrência dos temporais terão prioridade no cadastro do Minha Casa, Minha Vida.

Alckmin em São Sebastião

Além de visitar as áreas afetadas e os locais de assistência às vítimas, o vice-presidente do Brasil também sobrevoou a região ao lado do prefeito Felipe Augusto.

Publicidade

O político visitou o navio-aeródromo multipróposito Atlântico, que está ancorado no cais de São Sebastião, acompanhado de outras autoridades, como o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A embarcação vem prestando assistência humanitária na região, além de ajudar nas ações da Defesa Civil.

Além disso, Alckmin, acompanhado da ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, participou de uma reunião de trabalho organizada pelo prefeito da cidade. 

Fortes Chuvas

Até o momento, segundo o último balanço do governo estadual, já foram registradas 57 mortes na tragédia, sendo uma em Ubatuba e 56 em São Sebastião. Há ainda 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados.

Publicidade

O governo de São Paulo orienta os turistas a não viajarem para as áreas afetadas neste fim de semana, para não sobrecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos na região.

Enquanto isso, o governo federal disponibilizou R$ 7 milhões em recursos para São Sebastião. A informação foi confirmada por Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O ministro destacou, em entrevista ao canal CNN, que outros municípios do litoral norte de São Paulo que também foram afetados pelo temporal do último final de semana estão sob avaliação para o recebimento de recursos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.