últimas notícias

Temporal litoral norte SP: 49 mortes foram confirmadas até o momento

Entre as vítimas, 38 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São eles: 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.

Temporal litoral norte SP mais de 40 mortes confirmadas até o momento
(Crédito: Divulgação/ Defesa Civil de SP)

O temporal no litoral norte de São Paulo (SP) já conta com 48 mortes confirmadas até o momento. Entre elas 47 foram em São Sebastião e uma em Ubatuba. Cerca de 1.730 pessoas estão desalojadas e 1.810 desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, o número de desaparecidos subiu para 57.

Publicidade

Entre as vítimas, 38 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São eles: 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.

Os sistemas de água de todos os bairros em São Sebastião form restabelecidos pela Sabesp nesta quarta-feira (22). A companhia informou que continua prestando suporte aos moradores com distribuição de copos de água e disponibilizando caminhões-tanque.

Foram distribuídas na quarta-feira (22), 17,1 toneladas de doações de itens de ajuda humanitária às vítimas dos temporais que castigaram o litoral norte no fim de semana. O Fundo Social de São Paulo e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil realizaram essa distribuição. Até agora já foram arrecadados mais de R$ 660 mil em recursos para a aquisição de cobertores e cestas básicas além do envio de 55 toneladas de donativos desde o início da campanha.

Na terça-feira (21), a primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, e o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, participam da entrega dos alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza para as pessoas desabrigadas e desalojadas no município de São Sebastião. Saiba como ajudar às vítimas aqui.

Publicidade

A região da costa sul de São Sebastião foi a mais afetada pelas chuvas. Os trabalhos de ajuda e resgate começaram neste domingo (19). Quedas de barreira deixaram as praias de Barra do Sahy e Juquehy isoladas. Os serviços de luz e telefonia estão comprometidos e não funcionam em várias regiões.

Os sistemas de água foram restabelecidos nesta quarta para os municípios da região atendidos pela Sabesp. São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga já contam com a normalização do serviço. A empresa também está prestando suporte com a distribuição gratuita de copos de água e o fornecimento de caminhões-tanque.

Estão envolvidas mais de 500 pessoas entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários.

Publicidade

Para o auxílio foram encaminhados 53 maquinários, sete helicópteros Águia do Comando de Aviação da Polícia Militar e outras duas aeronaves do Exército Brasileiro. Mais três helicópteros Águia serão enviados nesta segunda-feira (20).

Práticas abusivas e furtos

Um grupo foi preso na noite de quarta-feira (22) após furtar estabelecimentos das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Dois homens, de 25 e 26 anos, e três mulheres, de 23 a 27 anos foram presos em flagrante juntos de duas adolescentes que também acabaram apreendidas.

Também foram denunciados nos últimos dias casos de abuso de preços sobre os produtos perecíveis e agua mineral. O Procon e a Polícia Civil passarão a fiscalizar os comércios da região avaliando, nos casos em que for constatado práticas abusivas ao consumidor, se deve ser aplicada uma medida administrativa passível de multa ou a atribuição de crime previsto no Código de Defesa do Consumidor. Neste último caso, serão adotadas ainda medidas de ordem criminal e o encaminhamento do caso á Justiça.

Publicidade

Estradas interditadas

Total:

RIO-SANTOS (SP-055) – Km 174+500 – queda de barreira (Praia Preta)

Mogi-Bertioga (SP-098)
A Rodovia Mogi-Bertioga segue totalmente interditada, em razão do rompimento de tubulação, na altura do km 82, em Biritiba Mirim.
Também há interdição parcial nos km 90 e 91, devido à queda de barreira; e no Km 87, devido à erosão.

Publicidade

Parcial:

RIO-SANTOS (SP-055)
Km 061 – queda de barreira (Praia do Lamberto);
Km 066 – queda de barreira (Praia de Fortaleza);
Km 084 – queda de árvore (Praia Tabatinga);
Km 087– queda de barreira e árvores (Praia da Cocanha);
Km 096 – queda de barreira (Praia Massaguaçu);
Km 116 – queda de barreira (Praia da Cigarra);
Km 142 – queda de barreira e árvores (Praia do Toque Toque);
Km 136 ao 142 – queda de barreira e árvores (Praia do Guaicá e Toque Toque);
Km 142 – queda de barreira e árvores (Praia Toque Toque);
Km 157 ao 162 – queda de barreira (Praia de Maresias);
Km 164 – queda de barreira (Praia de Boiçucanga);
Km 180 – queda de árvore (Praia Preta);
Km 188 – erosão (Praia de Boracéia);
Km 189 – erosão (Praia de Boracéia);
Km 203 – queda de barreira (Praia Guaratuba).

Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)
Km 11 – queda de barreira;
Km 13 – queda de barreira;
Km 58 – queda de barreira.

Rodovia Mogi-Bertioga deve ser liberada para o trânsito em dois meses

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.