O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afirmou que o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Sebastião foram alertados, com dois dias de antecedência, sobre o risco de desastre que o litoral sofria por conta dos fortes temporais que atingiam a região.
Entretanto, moradores relataram que não foram avisados pela Defesa Civil e que não houve nenhum pedido para que eles deixassem suas casas. “Nós conseguimos fazer a previsão com 48 horas de antecedência, inclusive, dando a localização do desastre”, afirmou o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, ao g1. A Vila do Sahy foi citada no alerta. Morreram mais de 30 pessoas no local.
- Temporal litoral norte SP: 48 mortes foram confirmadas até o momento
- Helicópteros para deixar litoral norte estão custando até R$ 30 mil
O Cemaden é um órgão do Governo Federal que monitora as áreas de risco dos municípios, de todo o Brasil, classificados como vulneráveis aos desastres naturais. O órgão acompanha os índices meteorológicos e geológicos (de movimentação de terra) para emitir alertas para que os órgãos de prevenção atuem nas áreas caso necessário.
Segundo o último balanço da Defesa Civil, 48 pessoas já morreram em decorrência das chuvas que atingiram o litoral norte neste Carnaval (47 em São Sebastião e uma em Ubatuba). Além disso, mais de 50 pessoas continuam desaparecidas.