Os funcionários do Metrô aceitaram uma proposta feita pelo Governo de São Paulo nesta sexta-feira (24), e encerraram a greve. A decisão foi anunciada às 10h mas segundo o g1, ainda não há previsão para o retorno total do funcionamento dos trens.
Nesta sexta-feira (24) a paralisação tinha entrado no segundo dia. Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha estavam em operação parcial. A Linha 15- Prata estava fechada.
A proposta feita pelo governo oferece o pagamento em abril de abono salarial no valor de R$ 2 mil e a instituição de Programa de Participação nos Resultados de 2023, a ser pago em 2024. Além de ter afirmado que não irá descontar os dias de greve e nem realizar punições.
Camila Lisboa, presidente do Sindicato dos Metroviários, afirmou segundo o g1: “Embora a proposta seja ruim, seja muito pouco, a gente acha importante aceitar essa proposta e sair da greve por cima. Porque não existe condições da gente continuar a greve no final de semana”.
O Metrô publicou uma nota, nas redes sociais, afirmando sobre o retorno de 100% do efetivo.
O Metrô vai retomar a operação em sua totalidade, com retorno de 100% do efetivo, após o Sindicato dos Metroviários aceitar a proposta da Companhia para encerrar a greve. A companhia aguarda o retorno dos colaboradores às suas funções para normalizar completamente suas operações pic.twitter.com/rbC9Nv7NUL
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) March 24, 2023
Leia também: