Uma idosa de 91 anos com Alzheimer foi resgatada neste sábado (21) após ficar 10 dias em seu apartamento junto com o corpo do filho morto, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
A mulher morava junto com o filho, de 69 anos, morto após ataque cardíaco, conforme informou o IML (Instituto Médico Legal). O homem possuía um histórico de doença cardíaca.
Os vizinhos de apartamento desconfiaram do mau cheiro vindo da moradia, invadiram a casa e acionaram a prefeitura. O resgate foi realizado na tarde de sábado (21) pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.
A idosa, ex-gerente de banco e que sofre de Alzheimer, foi encontrada desnutrida e desidratada, relatou a secretária Christina Barichello. Ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e agora ficará em uma casa de repouso, por decisão comum dos netos.
“Foi um caso muito triste, imagina uma mãe ficar com o filho em decomposição por todos esses dias”, relatou Christina que presenciou as cenas.
O restante da família vive no Rio Grande do Sul, mãe e filho não tinham outros parentes em Santa Catarina. Um gato, animal de estimação da casa, também foi encontrado na residência e está sob cuidados de uma ONG (Organização Não Governamental).
Um dos principais sintomas do Alzheimer é o esquecimento. Muitos pacientes esquecem onde guardaram seus pertences e quando não os encontram dizem furiosos que foram roubados. Outras patologias da mente também apresentam estas características. Tenho uma paciente que +
— Ricardo Nobre (@lricardonobre) July 18, 2023