BAIXA UMIDADE

Incêndio na Floresta Nacional de Brasília continua; bombeiros retomam trabalho hoje (4)

A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, já que três pessoas foram vistas no local, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A Polícia Federal investiga o caso

Incêndio na Floresta Nacional de Brasília continua; bombeiros retomam trabalho hoje (4)
Fogo atinge a Floresta Nacional de Brasília (DF) – Crédito: TV Globo/Reprodução

O incêndio que vem castigando a Floresta Nacional de Brasília (Flona) desde a manhã desta terça-feira (3) permaneceu por toda a noite e madrugada. O Corpo de Bombeiros retomou, no início da manhã desta quarta-feira (4), o combate às chamas.

Publicidade

A Flona tem 9 mil hectares de área e faz parte do Parque Nacional de Brasília, que conta com 48 mil hectares.

Fábio Miranda, chefe da Flona, afirmou em entrevista à TV Globo, que o fogo diminuiu em relação ao registrado nesta terça-feira, mas ainda não é possível dizer que o incêndio está controlado.

Incêndio na Flona pode ser criminoso

A suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso, já que três pessoas foram vistas no local, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Polícia Federal (PF) investiga o caso.

O parque foi fechado após três focos de incêndio serem identificados pelos bombeiros. Até o fim da noite desta terça-feira, a área queimada já somava 1,2 mil hectares — o equivalente a 1,2 mil campos de futebol. Entre as áreas afetadas, estão nascentes de água importantes para o abastecimento da população do DF.

Publicidade

“Foi um dia atípico. Umidade mais baixa da história, temperatura muito alta, ventos que toda hora mudavam de direção. Foi um combate muito difícil. Possivelmente, a gente acredita que esse incêndio tenha sido proposital porque vários focos surgiram ao mesmo tempo, o que aumentou a dificuldade e encurralou nossas equipes”, disse Miranda à TV Globo.

DF sem chuva

Não chove há 134 dias no Distrito Federal (DF). A última chuva foi registrada pelo Inmet foi em 23 de abril. A umidade relativa do ar nesta terça-feira caiu a 7%, às 16h, na região do Gama. Este é considerado o dia mais seco da história do DF, segundo o Inmet.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.