
A influenciadora Clara Maia, mãe dos gêmeos José e João, passou por um momento de desespero quando um dos filhos engasgou enquanto ela o amamentava. A câmera do quarto registrou o desespero dos pais.
Após o incidente, Clara, casada com o empresário André Coelho, fez um alerta sobre a importância de aprender a manobra de Heimlich, que pode salvar vidas.
Em entrevista ao site ELA, da Globo, a pediatra Juliana Okuyama, do Vera Cruz Hospital em Campinas (SP), explicou o procedimento de primeiros socorros para esses casos. Ela descreveu que o engasgo é identificado quando a criança, ao se alimentar, subitamente perde o ar, tenta respirar, mas não emite som, ficando vermelha e, posteriormente, roxa.
A falta de oxigênio pode levar à perda de consciência, por isso, é crucial iniciar as manobras imediatamente e não esperar para buscar ajuda médica. A prontidão na aplicação das manobras é vital para evitar graves consequências e sequelas.
Ver esta publicação no Instagram
O que causa o engasgo em bebês?
Segundo a médica, a principal causa de engasgo em bebês é o alimento, seja o próprio leite materno, as fórmulas infantis ou alimentos sólidos. “No entanto, podemos ter também obstrução das vias aéreas por brinquedos pequenos, peças e objetos pequenos; daí, a importância do controle do ambiente que a criança ocupa e a supervisão constante de um adulto“, ressaltou.
Juliana explica que a primeira coisa a se fazer é iniciar imediatamente as manobras para desengasgo até que se obtenha ajuda especializada: “Se estiver com outras pessoas, solicitar que alguém acione ajuda especializada, SAMU ou Bombeiros. Se estiver sozinho, iniciar as manobras, repeti-las até 3 vezes e parar para pedir ajuda. A manobra para desengasgo em crianças pequenas é realizada inclinando-se a criança para baixo num ângulo de 30 graus, se for pequena basta apoiar no antebraço, se for maior usar a coxa do adulto como apoio“.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é um procedimento para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo. Para crianças pequenas, é necessário inclinar a criança para baixo em um ângulo de 30 graus, apoiando-a no antebraço se for pequena, ou na coxa se for maior.
Em seguida, é preciso posicionar o polegar e o anelar na mandíbula do bebê e abrir a boca com o indicador. Com a palma da mão, fazer cinco batidas firmes na região entre as escápulas, movendo a mão para frente com força considerável.
Depois, o bebê deve ser virado de barriga para cima e é verificado se voltou a respirar ou a tossir. Se não, é necessário iniciar as compressões torácicas usando os dedos indicador e médio, posicionando-os entre os mamilos no osso esterno, e realizar cinco compressões utilizando a força do braço para sentir o tórax afundar.
Já para adultos e crianças maiores, é preciso se posicionar atrás do paciente, fechar uma das mãos e colocá-la sobre a região epigástrica (boca do estômago). Com a outra mão, comprimir a primeira, empurrando a “boca do estômago” para dentro e para cima.
Influenciadora desabafou nas redes
Em publicação no Instagram, Clara desabafou sobre os momentos de tensão: “Não consigo nem descrever o que foram os três minutos de ontem. Ele engasgou depois de uma hora de ter mamado. André percebeu que o José fez um barulho, e ele virou. Quando virou, viu que o José estava ficando vermelho, com leite saindo pelo nariz e pela boca, muito leite. Quando cheguei, já cheguei pegando ele, que eu sabia fazer”.
“Graças a Deus fui tomada por uma calma que até agora não consigo explicar. A gente precisa muito saber. Manobras e primeiros socorros tinham que ser dados no colégio, ter informação como agir“, pontuou.
Ver esta publicação no Instagram