Na manhã desta segunda-feira (27), um jovem de 13 anos entrou em uma escola estadual na Vila Sônia, na zona sul de São Paulo, com uma faca e feriu pelo menos quatro pessoas. O caso ocorreu por volta das 7h20, na Escola Estadual Thomazia Montoro, segundo a Polícia Militar.
Das pessoas atingidas, três são professores, que foram socorridos ao HC, Hospital Universitário e ao Hospital São Luiz. Uma delas, a professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu. Um aluno, que tentou conter o agressor e foi socorrido com um ferimento no pulso. Outro estudante que viu a cena estava em estado de choque.
“A gente estava na sala de aula e ouviu correria. Falaram que machucaram a Bete [professora], a gente saiu correndo, estava todo mundo se escondendo, a gente entrou em choque e começou todo mundo a chorar”, relatou uma aluna ao SBT. O caso está sendo apresentado no 89º DP, segundo a PM.
O Governo de SP emitiu uma nota sobre o caso:
O Governo do Estado de São Paulo lamenta profundamente e se solidariza com as famílias dos professores e alunos que foram vítimas de ataque à faca de um adolescente do 8º ano na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona Oeste de São Paulo. A situação causa consternação a todos e a prioridade neste momento é prestar socorro às vítimas e apoio aos familiares.
Quatro professores e dois alunos foram feridos e encaminhados aos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís. A Polícia Militar foi acionada e a Civil investiga os fatos. O jovem de 13 anos de idade foi apreendido. Os secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, estão na escola para tomar as primeiras medidas e prestar apoio a professores, familiares e alunos. Mais informações sobre o estado de saúde das vítimas serão divulgadas em breve.