piloto de f1

Lewis Hamilton ganha título de cidadão honorário do Brasil

A resolução (PRC 79/21) foi sugerida através de uma iniciativa do deputado André Figueiredo (PDT-CE).

lewis-hamilton-ganha-titulo-de-cidadao-honorario-do-brasil
O vencedor da corrida Lewis Hamilton da Grã-Bretanha e da Mercedes GP comemora no pódio durante o Grande Prêmio do Brasil de F1 no Autódromo José Carlos Pace em 14 de novembro de 2021 em São Paulo, Brasil (Crédito: Lars Baron/Getty Images)

A Câmara dos Deputados promulgou nesta quinta-feira (9) uma resolução que dá ao piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Hamilton, o título de cidadão honorário do Brasil. A homenagem deve ser entregue em sessão solene, mas ainda não há data marcada.

Publicidade

A resolução (PRC 79/21) foi sugerida através de uma iniciativa do deputado André Figueiredo (PDT-CE), e recebeu parecer favorável do relator em Plenário, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). Na justificativa, Figueiredo argumenta que durante uma corrida em novembro de 2021, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, Hamilton homenageou o brasileiro Ayrton Senna com as cores nacionais “que o piloto brasileiro tão bem representava”.

“Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação. Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos”, diz o texto.

O documento ainda afirma que “Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo. Era nosso orgulho pois nos lembrava de nossas potencialidades”.

Diante da justificativa, Figueredo diz acreditar que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, podem ajudar ”a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”.

Publicidade

“Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, argumentou o deputado.