O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade com a população do Sul do país afetada pelo ciclone extratropical que atingiu a região na quinta-feira (15). Nas redes sociais, Lula descreveu a situação como grave.
Gostaria de manifestar minha solidariedade com a população que está sofrendo com as fortes chuvas e um ciclone que passou pela região. A situação é grave, hospitais, casas, escolas e equipamentos públicos inundados. Estamos atentos para dar o apoio aos governos estaduais e… https://t.co/AWY52a2kPe
— Lula (@LulaOficial) June 16, 2023
No perfil do Twitter, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que o governo federal atua neste momento em dois estados afetados pelas fortes chuvas: Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Também estamos em contato com os governadores Jorginho Mello e Eduardo Leite prestando todo o apoio necessário neste momento.”
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS) agradeceu atenção dada pelo governo federal ao episódio na região.
Há pouco, recebi ligação do presidente @LulaOficial, colocando o governo federal à disposição nas ações de mitigação dos efeitos do ciclone e na reconstrução que será necessária adiante, e informando que determinou a vinda do ministro Waldez Góes ao RS. Trabalharemos em conjunto. pic.twitter.com/vyEMH21ifR
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 16, 2023
“Há pouco, recebi ligação do presidente @LulaOficial , colocando o governo federal à disposição nas ações de mitigação dos efeitos do ciclone e na reconstrução que será necessária adiante, e informando que determinou a vinda do ministro Waldez Góes ao RS. Trabalharemos em conjunto.”
Após a conversa com Lula, Leite viajou para o Litoral Norte para vistoriar áreas atingidas pelo ciclone. “Infelizmente, tivemos a confirmação do terceiro óbito e ainda temos desaparecidos. Nossas equipes atuam intensamente no trabalho de resgate”, escreveu no Twitter o governador do Rio Grande do Sul.