A cada hora, 3 crianças são vítimas de abuso sexual no Brasil. Os dados, da campanha nacional “Maio Laranja”, expõem uma violência cíclica entranhada na sociedade, e que requer visibilidade e conscientização.
O assunto ganha ainda mais importância neste sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, data considerada estratégica na prevenção dessas violências.
Os dados da campanha “Maio Laranja”, com base nas ocorrências registradas nos Estados, contabilizam que cerca de 51% das crianças vítimas de abusos têm entre 1 e 5 anos de idade. Além disso, anualmente, 500 mil crianças e também adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. A iniciativa ainda revela que há números que sugerem que somente 7,5% dos casos vêm à tona.
Voz às vítimas
O tema grave e bastante presente na sociedade precisa ser falado, mas, os pontos importantes a serem vistos são dar voz aos pequenos e analisar os abusadores, principalmente por eles não terem um perfil, segundo a delegada Anne Karine Sanches Trevizan, titular da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).
“Eles [abusadores] não têm um perfil, nós sabemos que 95% dos abusadores conhecem as suas vítimas, não são pessoas desconhecidas. E mais de 70% dos abusadores estão dentro da família da criança e do adolescente”.
“Que os pais e responsáveis conversem com seus filhos, deem voz ao que os filhos falam. Escutem”, reforça a delegada.
***Leia a matéria completa em midiamax.uol.com