No decorrer da quarta-feira (7), uma massa de ar frio, que se desloca pelo continente sul-americano, começou a atuar sobre o Brasil, inicialmente provocando queda das temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. O frio intenso trará mudanças climáticas significativas para essas regiões, que já estão se preparando para enfrentar dias gelados.
Na quinta-feira (8), o ar frio se expandiu sobre o Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo. Na sexta-feira (9), o sistema prosseguirá sua trajetória pelo centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, demais áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro.
Como a massa de ar frio afetará o clima no Brasil neste fim de semana?
Entre esta sexta-feira (9) e o sábado (10), a massa de ar frio continuará avançando, trazendo temperaturas baixíssimas. Não se pode descartar a possibilidade de neve em pontos isolados das Regiões Serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
No sábado (10), o ar frio também atingirá áreas de Goiás, noroeste, sul, oeste e Zona da Mata de Minas Gerais e demais áreas do Rio de Janeiro. Isso significa que o clima gelado estará presente em uma vasta área do território nacional.
O que esperar das temperaturas?
Neste domingo (11), a massa de ar frio — embora já enfraquecida — provocará uma queda de temperatura no norte de Goiás, Distrito Federal, área central de Minas Gerais e no centro-sul do Espírito Santo. A previsão indica que as temperaturas no sul do País continuarão baixas entre a noite de quarta-feira (7) e o sábado (10).
Na madrugada de domingo (11), especialmente, a tendência é de geada generalizada em grande parte da Região Sul. Em regiões como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e até na Serra do Rio de Janeiro, há potencial para geadas intensas. Estes fenômenos podem aumentar especialmente em áreas de vales e planaltos.
Qual a importância de acompanhar a previsão do tempo?
Considerando a intensidade e a propagação desta massa de ar frio, é fundamental acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos de tempo severo.
Além disso, é relevante tomar medidas preventivas para proteger culturas agrícolas e infraestrutura, que podem ser impactadas pelas geadas e pelo frio intenso.
Por fim, vale ressaltar que esta será a primeira massa de ar frio em 2024 que conseguirá avançar sobre todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. A formação de geada promete ser gradativa, acompanhando a evolução do ar frio e seco, principalmente no Sul, mas também em áreas limitadas do Centro-Oeste e Sudeste.
Siga a gente no Google Notícias