Covid-19

Ministério da Saúde libera quarta dose da vacina para maiores de 40 anos

O recomendado é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após quatro meses da aplicação do primeiro reforço.

Ministério da Saúde libera quarta dose da vacina para maiores de 40 anos
Quarta dose da vacina contra Covid-19 está liberada para pessoas maiores de 40 anos (Crédito: Reprodução/ Canva)

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (20) a ampliação da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima dos 40 anos. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, quem é dessa faixa etária já pode procurar os postos de saúde para receber a segunda dose de reforço. 

Publicidade

O recomendado é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Até este momento, apenas pessoas com 50 anos ou mais, além de imunossuprimidos e trabalhadores da saúde, estavam liberados para se vacinar com essa dose. 

O ministério também anunciou dose extra para pessoas que começaram o esquema vacinal com o imunizante Janssen. Os maiores de 18 anos podem tomar a terceira dose e aqueles que têm mais de 40 anos, a quarta dose. Entenda quem são os novos públicos liberados para aplicação de reforço:

  • Para quem iniciou a vacinação com AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac: 4ª dose para pessoas acima de 40 anos;
  • Para quem iniciou a vacinação com Janssen: 3ª dose para pessoas acima de 18 anos e a 4ª dose para pessoas acima de 40 anos.

As pessoas nessas faixas etárias já podem procurar os postos de saúde para receberem a nova aplicação das vacinas a partir de hoje (20), segundo o ministério. A ampliação do público-alvo para a quarta dose foi motivada devido a alta no número de mortes e após alguns estados e municípios voltarem com a recomendação do uso de máscaras em locais fechados.  

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ministério da Saúde (@minsaude)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.