Uma mulher negra foi vítima de racismo enquanto estava em um vagão no metrô de São Paulo, nessa segunda-feira (02). Em vídeos nas redes sociais, a vítima aparece falando com a suspeita do crime, uma mulher loira.
Welica Ribeiro relata nas imagens que a mulher que estava sentada ao seu lado disse que o cabelo dela “poderia passar alguma doença”. Outras pessoas que estavam no local ficaram revoltadas com a situação. Welica também fala “eu te coloco na cadeia”, durante a discussão.
Consegui o vídeo do antes com a cara da bonita pic.twitter.com/94kYsxvXv5
— fernanda (@fefeiaaa) May 2, 2022
Agentes do Metrô foram acionados e a mulher precisou ser escoltada pela segurança até a delegacia. Passageiros gritavam “racista” para a suspeita do crime. Segundo o G1, a vítima, o seu irmão e uma testemunha foram até a delegacia prestar queixa. O nome Agnes Vajda apareceu no depoimento do irmão como sendo da agressora verbal. Que já prestou depoimento.
RACISMO NA ESTAÇÃO DE METRÔ ANA ROSA
Essa mulher foi racista com uma família do RJ que está passando férias em SP
Ela disse pra eles que “preto passa doença”
A desgraçada foi escoltada pela PM para delegacia
Pena que não consegui filmar o rosto (disseram que ela é gringa) pic.twitter.com/t9zkxG9Uti— fernanda (@fefeiaaa) May 2, 2022
Ainda de acordo com o G1, nas redes sociais ela cita ser assistente consular do Consulado da Hungria em São Paulo. O Consulado, ainda não se manifestou sobre a situação. O Metrô relatou que “os seguranças atuaram na proteção dos envolvidos”.
O caso agora segue em investigação pela Polícia Civil.