O Parque Nacional de Brasília foi atingido nesta segunda-feira (5) por incêndio de larga escala. Segundo levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, o incêndio consumiu mais de mil hectares de vegetação local até o início da noite desta segunda-feira.
Segundo a última estimava, a área atingida equivale a 900 campos de futebol. Para que as chamas fossem combatidas, houve a participação de 40 brigadistas, além de 15 colaboradores do instituto e 90 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF).
Representantes do ICMBio afirmaram que o fogo estava concentrado em dois pontos do Parque. Brasília teve o último registro de chuvas pela cidade ainda em maio deste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira, o dia foi seco, com máxima de 31º e umidade mínima de 15% ao longo do dia.
Para a contenção das chamas, também foram utilizados o “Auto Bomba Tanque Florestal”, do ICMBio, além do “Air Tractor”, helicóptero do CBMDF, segundo a assessoria do Instituto.
IMAGEM | Incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília. Fotografia de Wilson Dias da @agenciabrasil/EBC. Temperatura hoje no Distrito Federal chegou a 32,0ºC com umidade de apenas 13% durante a tarde. pic.twitter.com/5ornaZO1I9
— MetSul.com 🇧🇷 (@metsul) September 5, 2022