PF afirma que Bolsonaro cometeu crime vazando informações, mas não indicia o presidente

Segundo a PF, o crime cometido por Bolsonaro foi o de revelação de segredo

pf-afirma-que-bolsonaro-cometeu-crime-vazando-informacoes-mas-nao-indicia-o-presidente
O presidente Jair Bolsonaro fala durante uma coletiva de imprensa no Dia Internacional Contra a Corrupção no Palácio do Planalto em 9 de dezembro de 2021 em Brasília, Brasil. (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

A Polícia Federal (PF) concluiu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime ao vazar informações sigilosas de uma investigação durante live em suas redes sociais. Contudo, a PF não indiciou o presidente alegando que ele possui foro privilegiado.

Publicidade

Na live em questão, realizada em agosto de 2021, Bolsonaro compartilhou informações de um relatório da PF sobre um ataque hacker ao TSE em 2018. O presidente tentou usar os dados desse documento para embasar sua suspeita fantasiosa sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Segundo a PF, o crime cometido por Bolsonaro foi o de revelação de segredo. O relatório final da investigação será encaminhado ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, responsável pelo caso.

Durante a live, Bolsonaro estava acompanhado do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR). A PF também concluiu que Filipe cometeu crime, porém não será indiciado pois também possui foro privilegiado.

Alexandre de Moraes deve encaminhar a conclusão da PF para a Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão pode pedir pelo aprofundamento das investigações, analisar se cabe denúncia contra Bolsonaro ou arquivar o inquérito.

Publicidade

No relatório, a PF afirma que a divulgação das informações sigilosas teve repercussão danosa à administração pública e que o compartilhamento deu lastro a dados “sabidamente falsos”.

Leia na íntegra o relatório da PF sobre o vazamento de dados sigilosos.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.