PL 1.904

Por que a série ‘O Conto da Aia’ está sendo usada em campanha contra PL antiabordo?

O projeto, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), equipara o aborto a homicídio após a 22ª semana de gestação, inclusive em casos de estupro

Em meio à discussão sobre o projeto de lei contra o aborto no Brasil, O Conto da Aia surge como símbolo na luta contra essa proposta
Por que a série ‘O Conto da Aia’ está sendo usada em campanha contra PL antiabordo? – Crédito: Reprodução / Divulgação

Em meio à discussão sobre o projeto de lei que visa endurecer a legislação contra o aborto no Brasil, a série “O Conto da Aia” surge como um símbolo poderoso na luta contra essa proposta. O projeto, de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), equipara o aborto a homicídio após a 22ª semana de gestação, inclusive em casos de estupro.

Publicidade

Publicidade

Para muitos, a distopia retratada em “O Conto da Aia” serve como um alerta sobre os perigos de restringir a autonomia reprodutiva das mulheres. Na série, ambientada em um futuro distópico, os Estados Unidos se transformam em Gilead, uma República de Gileade teocrática e totalitária onde as mulheres são subjugadas e o aborto é crime.

Um mundo distópico de ‘O Conto da Aia’

A série, que estreou no Brasil em 2017 e teve cinco temporadas de sucesso, é baseada no livro homônimo de Margaret Atwood, publicado em 1985. A trama gira em torno de June Osborne (Elisabeth Moss), uma ex-editora de livros que, em Gilead, é forçada a se tornar uma “Aia”, serva sexual dos líderes do regime.

Em um mundo marcado pela infertilidade e pela opressão religiosa, as Aias, como June, são violentadas e controladas pelo governo. Essa realidade sombria serve como um lembrete das consequências que leis como o PL 1.904/2024 podem ter.

Publicidade

A escolha da UERJ de incluir o livro “O Conto da Aia” em sua prova de redação do vestibular deste ano demonstra a importância da obra em abrir debates sobre os direitos das mulheres e os perigos do totalitarismo.

*texto sob superisão de Tomaz Belluomini

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.