
A partir desta segunda-feira, 08 de julho, uma nova frente fria começará a afetar o estado de São Paulo, provocando um aumento na umidade e mudanças nos padrões climáticos. A capital paulista, em particular, sentirá os efeitos com um aumento de nuvens e possíveis precipitações logo no início da semana.
As temperaturas na maior cidade do Brasil devem sofrer uma queda significativa já nesta segunda-feira, com máximas que não ultrapassarão os 20 °C e mínimas que podem chegar aos 14 °C durante a noite, alterando o padrão típico onde as mínimas ocorrem no período da manhã.
Quais são as previsões para as diferentes regiões de São Paulo?
Na capital, o dia começa com possibilidade de chuvas fracas e garoa pela manhã, encerrando o dia com o céu mais fechado. Já no sul paulista, cidades como Iguape e Cananeia estão sob alerta para chuvas persistentes e volumosas que podem ocorrer até o final do dia, com riscos de temporais e ventos próximos de 90 km/h.
Como será o clima nas cidades do interior de São Paulo nesta semana?
O clima instável não se limita apenas ao começo da semana. Áreas como Avaré, Ourinhos e Itapeva podem esperar chuvas intensas já na segunda-feira, com expectativa de aumento dessas condições na terça-feira. Em São Paulo, a previsão é de chuva mais intensa com possíveis trovoadas na terça-feira, enquanto cidades como São Carlos, Pirassununga e Campinas terão chuvas mais esparsas, perdendo força conforme avança a semana.
Como a nova frente fria vai impactar o clima em São Paulo nesta semana?
Após alguns dias de inconstância climática, a quinta-feira promete uma breve trégua com o retorno do sol e elevação rápida das temperaturas devido à condição de pré-frontal. No entanto, essa melhoria será breve, já que uma nova frente fria está prevista para sexta-feira, trazendo consigo mais instabilidades que afetarão especialmente a região do litoral, sul e oeste paulista.
É importante observar que, devido à frequência das chuvas entre esta e a próxima semana, é provável que ocorram acumulados de precipitação acima da média do mês de julho, tradicionalmente um mês seco. Isso pode afetar principalmente as áreas ao sul, leste e centro-oeste do estado de São Paulo.
- Precaução: Mantenha-se atualizado com a previsão do tempo e planeje suas atividades ao ar livre de acordo.
- Segurança: Em caso de chuvas intensas, evite áreas de risco de enchentes e deslizamentos.
- Mobilidade: As condições climáticas podem afetar o trânsito. Planeje deslocamentos para evitar contratempos.
Com uma semana que promete ser desafiadora do ponto de vista climático, todas as precauções são poucas. Fique atento às atualizações e cuide-se durante este período de instabilidades meteorológicas em São Paulo.
Siga a gente no Google Notícias