foragido desde 2005

Quem é o criminoso da lista dos mais procurados do Brasil que foi preso em SP?

Jakson Oliveira Santos, conhecido como Dako, tinha ligações com o PCC e envolvimento em ações de “domínio de cidades”

Jakson Oliveira Santos foi preso nesta quarta-feira. O criminoso figurava na lista dos mais perigosos e procurados pelas autoridades do país. 
Polícia prende criminoso no interior de São Paulo procurado desde 2005 – Crédito: Divulgação/PMESP

Em uma casa de luxo em Valinhos, no bairro Vale Verde, São Paulo, as autoridades prenderam Jakson Oliveira Santos, de 44 anos, nesta quarta-feira (7). Conhecido como Dako, o criminoso figurava na lista dos mais perigosos e procurados do país. 

Publicidade

Sobretudo, a prisão aconteceu em uma força-tarefa envolvendo o 1° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público.

Dako estava foragido há quase 20 anos e as autoridades o investigavam pelos ataques contra forças policiais em 2006, além de acusá-lo de organizar mega-assaltos a bancos nas cidades de Araçatuba, no interior de São Paulo, e Confresa, no interior do Mato Grosso.

Conforme o site UOL, o criminoso estava dormindo durante a abordagem dos agentes e não esboçou reação, apenas se entregou às autoridades. Peritos da Polícia Federal também participaram da ação. 

Bem como, ele foi preso em flagrante por uso de documentos falsos, uma pistola 9 mm, diversas munições, além de celulares, luvas e equipamentos eletrônicos. Os policiais também localizaram acessórios para fuzis e uma porção de maconha.

Publicidade

Antecedentes criminais

A princípio, investigações indicam que Dako tinha ligações com o PCC e envolvimento em ações de “domínio de cidades”. Ele esteve envolvido em ataques planejados para invadir municípios e já recebeu uma sentença de cinco anos e três meses de prisão por associação ao tráfico.

Segundo promotores do GAECO de Campinas, o criminoso levava uma vida estável e de regalias no interior paulista. Ele emitiu um documento falso, no qual se intitulava Jakson de Souza, com o qual tirou uma CNH e criou um CNPJ para uma empresa.

Eventualmente, “Dako” chegou a cumprir pena no estado de Minas Gerais por roubo a banco e estava preso por tráfico de drogas na penitenciária de Casa Branca, em São Paulo. Porém, ele não voltou após receber o benefício da saída temporária, em 2005.

Publicidade

Após a prisão, as autoridades o encaminharam para a Delegacia de Polícia de Valinhos. O material genético do preso foi colhido e pode ser usado para identificar a participação dele em outros crimes.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.