membro da ABL

Quem é o diplomata que morreu neste domingo no Rio?

O poeta, ensaísta, memorialista e historiador Alberto da Costa e Silva morreu de causas naturais aos 92 anos

diplomata-alberto
(Crédito: Guilherme Gonçalves/ABL)

Alberto da Costa e Silva era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), diplomata e um dos mais importantes intelectuais brasileiros, especialista em cultura e na história da África, onde foi embaixador do Brasil por quatro anos, na Nigéria e no Benin.

Publicidade

Aos 92 anos, Alberto morreu de causas naturais, na madrugada deste domingo (26), em casa, no Rio de Janeiro.

Carreira profissional

Além de diplomata, ele atuou como poeta, ensaísta, memorialista e historiador. A carreira de Alberto foi importante para o desenvolvimento de estudos sobre o continente africano. Ao todo, ele foi autor de mais de 40 livros, entre poesia, ensaio, história, infanto-juvenil, memória, antologia, versão e adaptação.

Publicidade

Alberto nasceu em São Paulo, em 12 de maio de 1931, morou em Fortaleza, onde fez o ensino primário e secundário. Em 1943, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde se formou pelo Instituto Rio Branco em 1957.

Ex-presidente da ABL

Alberto da Costa e Silva foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2000, Alberto foi o quarto ocupante da cadeira nº 9, na sucessão de Carlos Chagas Filho.

O diplomata presidiu a ABL entre os anos 2002 e 2003. Na academia, ele também ocupou os cargos de secretário-geral, primeiro-secretário e diretor das bibliotecas. Era também Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa da História.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.