23 DE ABRIL

São Jorge: Conheça a história e a oração do santo guerreiro

São Jorge é cultuado pela igreja católica, ortodoxa e faz parte da anglicana, além de receber alcunha de Ogum nas religiões de matriz africana

São Jorge é cultuado pela igreja católica, ortodoxa, faz parte da anglicana, e recebe alcunha de Ogum nas religiões de matriz africana.
Dia de São Jorge é celebrado nesta terça-feira (23) – Créditos: Canva

Nesta terça-feira (23) é celebrado o dia de São Jorge, um dos santos de maior devoção nas religiões brasileiras. São Jorge, conhecido como o santo guerreiro, é cultuado pela igreja católica, ortodoxa e faz parte da anglicana. Já nas religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé, ele recebe a alcunha de Ogum, um poderoso Orixá.

Publicidade

A data da celebração é em memória à sua morte, quando foi decapitado em nome do cristianismo. Esse feito marca sua devoção à religiosidade.

História do santo guerreiro

Jorge era parte de um grupo militar que servia ao imperador Diocleciano, na Roma Antiga. Porém, ele se incomodava com a e perseguição e opressão sofrida pelos cristãos. Sendo assim, ele passou a se negar a perseguir os seguidores do cristianismo, o que entrou em choque com os valores do exército e do Império.

Portanto, a mando do imperados, ele foi preso e torturado. Ele sobreviveu a dois envenenamentos e passou a converter, dentro de seu confinamento, os soldados que vigiavam a prisão. No dia 23 de abril, ele foi decapitado.

São Jorge é protetor de soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários. Além disso, ele é padroeiro de Portugal e da Catalunha. A figura mais conhecida do santo é dele lutando contra dragões que, no catolicismo, representam os problemas da vida.

Publicidade

Ele é comumente associado à luta contra energias negativas e males cotidianos. O santo guerreiro tem participação intensa na cultura brasileira, sendo representado em novelas, filmes, músicas e sambas-enredo. Confira algumas produções que são sobre o santo:

1. Ogum/ Citação: Oração de São Jorge, de Zeca Pagodinho e Maria Bethânia

2. Salve São Jorge Guerreiro, de Simplicidade do Samba

Publicidade

3. São Jorge, de Alcione

4. Alma de Guerreiro, de Seu Jorge

Oração de São Jorge

“Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.

Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Publicidade

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.

Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (neste momento é citado o pedido).

Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

Publicidade

São Jorge, rogai por nós. Amém.”

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.