A semana na Região Sudeste do Brasil vai ser marcada por temperaturas extremamente altas para o inverno e o mês de agosto, com termômetros ultrapassando os 30°C, inclusive nas capitais. Esse calor fora do comum terá seu fim apenas no final da semana. Saiba mais detalhes a seguir.
Mais uma semana de tempo seco e quente atinge boa parte do Brasil, com mudanças climáticas mais significativas apenas na Região Sul e, no Sudeste, somente ao fim da semana. Até lá, o calor anômalo continuará e, inclusive, ganhará intensidade devido à aproximação de uma frente fria.
O que esperar do clima com a chegada da frente fria na quinta-feira?
Esse sistema climático provoca uma condição pré-frontal, favorecendo a atuação dos ventos de norte e nordeste, que trazem o ar mais quente do Centro-Norte para o Sul do país. Com o avanço da frente fria, ocorre um acúmulo de ar quente à sua frente, intensificando o calor ao longo do dia.
O pico dessa intensidade será na quinta-feira, dia 08, quando o sistema frontal se aproximará mais da Região Sudeste. Assim, dias de pouca nebulosidade e ar extremamente seco prevalecerão sobre a porção central do Brasil, estendendo-se até o norte da Região Sul e toda a Região Sudeste.
Quais serão as temperaturas máximas na região Sudeste?
A semana já começa com previsão de temperaturas elevadas, ultrapassando os 30°C no interior de São Paulo, centro, norte e oeste do estado. Na capital paulista, as máximas deverão atingir 29°C. Em Minas Gerais, as máximas deverão passar dos 30°C no oeste do Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, as temperaturas poderão chegar a 30°C.
Na terça-feira, dia 06, esse padrão de calor continua, sem variações significativas nas temperaturas, já que a frente fria ainda não estará completamente formada na Região Sul. Esse cenário se mantém também na quarta-feira, dia 07, com máximas previstas para a quinta-feira trazendo a região do Rio de Janeiro com temperaturas de até 35°C.
Quais são os impactos da frente fria na região Sudeste?
Na quinta-feira, dia 08, a frente fria atuará no Paraná, se aproximando da divisa com São Paulo e aumentando a nebulosidade nessas áreas. No entanto, o acúmulo de ar quente persistirá até o período da tarde em toda a Região Sudeste, fazendo com que este seja o dia mais quente da semana.
- Temperaturas máximas previstas para a quinta-feira:
- Capital Paulista: até 32°C
- Rio de Janeiro: até 34°C
- Belo Horizonte: até 28°C
- Vitória: até 30°C
- Norte e Oeste de São Paulo: até 35°C
Como a umidade do ar será impactada?
A umidade do ar atingirá níveis muito baixos durante a semana, com o índice mínimo esperado para quinta-feira. Essa condição mais seca permite uma maior perda de energia durante as noites e madrugadas, o que resulta em temperaturas bem mais baixas nesses períodos.
No início da manhã, a sensação será de frio. Contudo, ao longo do dia, além do ganho térmico promovido pelo céu sem nuvens, haverá o transporte de calor do centro-norte em direção à Região Sudeste, aumentando ainda mais as temperaturas diurnas e proporcionando uma sensação de calor intensa. Portanto, a moda “cebola” – de vestir várias camadas de roupas que vão sendo retiradas ao longo do dia – continuará sendo tendência durante toda a semana.
Para mais informações sobre as mudanças climáticas e previsões meteorológicas, continue acompanhando nossas atualizações.
Siga a gente no Google Notícias